Nesta quinta-feira(9), durante o Seminário de Educação Pública, realizado pela União dos Dirigentes Municipais de Educação do Estado do Piauí (Undime-PI), a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes Cordeiro, apresentou informações sobre o trabalho realizado pelo Ministério Público do Estado do Piauí(MPPI) em defesa da educação, especialmente, no contexto de pandemia.

Com o tema: “Educação Pública de Qualidade no Contexto Atual”, o evento segue até amanhã(10), no Blue Tree Towers Rio Poty, em Teresina. Dirigentes Municipais de Educação, técnicos das Secretarias Municipais e educadores vieram de diversos municípios piauienses para participar do Seminário.

Autoridades nacionais do setor de Educação, como o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Marcelo Ferreira Da Costa, e o vice-presidente da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), Marcelo Lopes da Ponte também participaram da abertura do evento.

Segundo pesquisa realizada pela Undime-PI, a grande maioria dos municípios piauienses não retornou ao ensino totalmente presencial. “E isso é algo preocupante, pois não sabemos mensurar o tamanho da lacuna da aprendizagem deixada nas vidas das nossas crianças. Apenas 11% das redes que responderam ao questionário voltaram às atividades totalmente presenciais. É preciso garantir o direito à educação das nossas crianças e adolescentes, ofertando uma educação pública de qualidade e com equidade, sobretudo através do contato professor-aluno”, destacou a presidente da Undime-PI Erika Graziele.

“Como representante do MPPI, compartilhamos um relato sobre a atuação da nossa instituição na defesa da garantia do direito à educação neste contexto de pandemia e quais são as nossas preocupações e sugestões para o retorno às aulas presenciais que está em curso. Dialogamos ainda acerca das novas perspectivas para a educação em 2022, que certamente será o ano da Educação”, explica a coordenadora do Caodec, Flávia Gomes.

Também estiveram presentes na abertura do evento: representantes da Associação Piauiense de Municípios, da Secretária Estadual de Educação, do Tribunal de Contas do Estado e membros do legislativo federal e estadual.

Confira a programação do segundo dia:

10.12.2021

9 h – Arquitentando a Educação: O que aprendemos com a Pandemia e os itinerários possíveis para a educação.
Palestrante: Regina Shudo

10h30 Intervalo

11h-Mesa-O Novo Fundeb e o desafio de um financiamento adequado
Alessia Costa – Presidente da Undime Região Nordeste
Dr. Gilson Soares de Araújo – Auditor de controle externo-TCE/PI
Mediador – Dr. Hans Kelsen – Consultor da Undime – PI

12h30 Intervalo/Almoço

14h-Avaliações Diagnósticas e Formativas – Plataforma CAEd | UFJF | MEC
Palestrante: Alexandre Anselmo Guilherme. Coodenador-Geral de Formação de Professores da Educação Básica – MEC
Denise Regina Maria Dias, Coordenadora-Geral do Ensuni Fundamental MEC

15 h – Intervalo

15h30 – Plano de Ações Articuladas – PAR 4 Diagnóstico e Planejamento
Palestrantes: Alexander Moreira (MEC) – Coordenador Geral da SEB/MEC
Eliane Silva – Coordenadora de Programas Especiais – FNDE

17 h – Prestação de Contas – Representantes FNDE
Palestrante: Bruno Ribeiro – Coordenador de Prestação de Contas/ FNDE
Waldir João – Diretor Financeiro
18 h – Encerramento