O Tenente-coronel James Sean Pereira Macedo Almeida, da Polícia Militar do Piauí, concluiu o programa de Doutorado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O oficial, que exerce a função de Comandante de Policiamento Especializado da PMPI, teve a sua Tese de doutorado voltada para o estudo da vitimização do policial militar do Piauí por mortes violentas intencionais em razão de homicídio, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. De acordo com ele, o trabalho servirá de suporte para que a PMPI possa desenvolver políticas institucionais que visem contribuir com a minimização e mitigação desses eventos fatídicos.
O Tenente-coronel James Sean ainda participou da Jornada Internacional de Polícia Comparada, ocasião em que teve oportunidade de conhecer, de maneira aprofundada, o sistema policial da Espanha, por meio de seminários, palestras e visitas aos órgãos policiais daquele país.
O Doutorado em Ciências Polícias tem por escopo principal proporcionar ao policial uma visão política e estratégica do universo da segurança pública, com enfoque em conceitos contemporâneos que envolvem a administração e a gestão pública em nível estratégico, além de conhecimentos nas áreas de ciência política, processo decisório, políticas públicas e decisão de governo em segurança pública, geopolítica, administração estratégica, planejamento estratégico, sistemas comparados de segurança pública e tantos outros, de modo que foram ministradas 736 h/a presenciais.
Nessa perspectiva, a Polícia Militar do Piauí continua investindo na busca do conhecimento, por meio do processo de ensino-aprendizagem, e proporcionando cursos aos seus integrantes a fim de que aprimorem o trabalho da Instituição com as melhores práticas de gestão e administração policial, lançando mão do que tem de mais inovador e moderno em nível de ciências policiais.