quinta-feira, 10 de fevereiro de 2022

Vídeo: No Piauí, Sergio Moro diz que 'Lula hoje é um símbolo da impunidade'

 



O ex-ministro da justiça e pré-candidato a presidência da República, Sergio Moro, concedeu entrevista ao programa Conversa Franca, de Pedro Alcântara, na TV Antena 10. Ele falou sobre sua vida pública e a construção da sua pré-candidatura. Confira os principais tópicos:

Planejamento para o ingresso na gestão pública

"Na verdade eu fui juiz por 22 anos, ingressei na magistratura em 1996 e desde 2014 por conta da operação Lava Jato, que a gente acabou descobrindo aquele grande escândalo de corrupção na Petrobras e a gente conseguiu quebrar essa sensação de impunidade, em que essas pessoas acabaram cumprindo prisão, houve uma mudança muito grande na minha vida e eu passei a me dedicar a um projeto de país melhor, por isso fui para o Ministério da Justiça".

Decisão de ser pré-candidato a presidente

"Foi uma decisão muito difícil, eu estava no serviço privado. Saí do serviço público e não enriqueci e não saí aposentado, então eu preciso trabalhar. Eu fiquei olhando 2021 aqui o Brasil com esse cenário da pandemia, com esse número absurdo de mortes, a economia não vai bem. O que me incomodava era essa polarização política entre Lula e Bolsonaro, que eu acho que não alternativas boas para o país, porque um é um governo que não está dando certo e o outro é o governo que já deu errado no passado e não vi ninguém com potencial de romper essa polarização aparecendo, então resolvi colocar o meu nome".

Anulação pelo STF apenas da condenação do Lula

"Na Lava Jato descobrimos o maior escândalo de corrupção da história do Brasil, a Petrobras foi saqueada por mais de dez anos por diretores nomeados pelo Lula. Foram mais de 180 condenações, diretores, gerentes da Petrobras.  Empresa deu uma nota pública que já consegui recuperar R$ 6 bilhões graças a Lava Jato. Daquele número incrível de condenações de repente tem a anulação da condenação do Lula, o STF não disse que o Lula é inocente, não disse que teve prova fraudada, não disse que teve ocultação de provas. Eu acho que infelizmente o que estamos vendo aqui é aquela máxima de que se você é rico e poderoso é difícil a lei chegar sobre você. O Lula hoje é um símbolo da impunidade".

Possibilidade de não ser candidato caso a federação entre Podemos, Cidadania e PDT

"Minha pré-candidatura está escrita na pedra não tem volta. Hoje eu estou em terceiro lugar nas pesquisas, não faz sentido eu abdicar da minha candidatura para alguém que está lá atrás".

Qual o discurso para convencer o eleitorado

"Eu sei que o eleitor me conhece pelo combate  a corrupção e também me conhece pelo trabalho como Ministro da Justiça na redução dos crimes violentos e combate ao crime organizado. Eu sei que o grande desejo do brasileiro hoje é o desenvolvimento econômico, a renda, emprego e o controle da inflação e essa é nossa prioridade".

Assista ao vídeo:

 fonte 180graus.com