A Arte Santeira do Piauí tem destaque nacional e internacional.
Em março começa com a Semana Estadual de Valorização da Arte Santeira. Nesta primeira semana do mês, o Piauí celebra Semana Estadual de Valorização da Arte Santeira, no bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina.
A data foi instituída pela Lei Nº 7.695/2021, de autoria do deputado estadual Franzé Silva (PT), em homenagem ao mês de nascimento de José Alves de Oliveira, o Mestre Dezinho, escultor que é a principal referência nesse estilo de arte.
O artesão Jean Pimetel, trabalha nesse ramo há 14 anos, diz que, às vezes existe dificuldade em vender seu produto, encontrar o material adequado para realizar o trabalho e a valorização do trabalho.
“Por mais que as pessoas tentem gostar e admirar, mas pra nós artista está muito aquém. As pessoas precisam visitar mais os locais onde se expõe arte e valorizar quem faz a arte, porque aqui é nosso trabalho, nossa cultura. Quando eu faço um trabalho e sai na mídia não está valorizando só meu trabalho, mas também nosso Estado”, disse o artesão.
A Semana de Arte Santeira do Piauí busca, sobretudo, proteger a identidade cultural do povo piauiense, ao mesmo tempo em que promove o fortalecimento econômico do setor e a comercialização da produção dos artistas santeiros. A Arte Santeira do Piauí tem destaque nacional e internacional.
fonte lupa1.com.br