O atleta de canoagem de velocidade João Pedro Alves da Silva, de 14 anos, foi convocado para treinar com a seleção brasileira de canoagem, em Lagoa Santa, Minas Gerais. Ele é aluno da IPORANGA – Associação Escola de Canoagem de José de Freitas, projeto iniciado pela 2ª Promotoria de Justiça de José de Freitas, com idealização do promotor Flávio Teixeira. O treinamento iniciou no último dia 7 de julho e vai até o final deste mês.
João Pedro conseguiu ótimo desempenho nos campeonatos nacionais realizados este ano em Capitólio-MG e em Curitiba-PR. Das vinte e três medalhas que a IPORANGA possui em seu quadro de conquistas, o jovem atleta conquistou 7, em quatro campeonatos que participou, sendo 5 de ouro, 1 de prata e 1 de bronze. As medalhas de prata e de bronze foram prêmios em disputas de provas acima da sua categoria.
A estada do João Pedro em Lagoa Santa é patrocinada, inteiramente, pela Confederação Brasileira de Canoagem, que também pagou as passagens aéreas. Os técnicos, o piauiense Francisco Saraiva das Neves (“Till”) e o paulista Diego Alves dos Santos Vianna, são pagos com recursos do termo de parceria com a PMJ e, também, com recursos do FIA. Por meio do fundo, foram adquiridos treze canoas e outros equipamentos, com o apoio do Termo de parceria 01/2021, firmado com a Prefeitura Municipal de José de Freitas.
A Promotoria destaca que a Prefeitura Municipal de José de Freitas, além do termo de parceria, ajudou de maneira fundamental nas viagens para os campeonatos disputados.
Com a IPORANGA, o Piauí tornou-se o segundo estado do Nordeste a ter a modalidade canoagem de velocidade.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI