O Comitê de Saúde do Estado do Piauí (Cosepi), realizou na última quarta-feira, 28 de agosto, reunião com representantes da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi) e a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS). Além de membros do comitê, participaram o Secretário Estadual de Saúde, Antônio Luiz, e o presidente da FMS, Ítalo Costa.
A pauta foi direcionada ao debate relativo à questão da regulação de consultas e exames de pacientes. Com a recente implantação do sistema de regulação estadual pela Sesapi, criou-se um impasse com a FMS, que não concordou com a mudança, situação que tem gerado prejuízo à população que busca agendar consultas e exames.
Na reunião, os gestores da saúde apresentaram seus argumentos, dificuldades e intenções para solucionar o impasse. Posteriormente, membros do Ministério Público Federal e Estadual pontuaram os entendimentos dos respectivos órgãos sobre a demanda. Ao final, o coordenador do comitê, juiz Antonio Oliveira, solicitou que os gestores, no prazo de 10 dias, encaminhem relatórios para análise e deliberação dos membros do comitê, que se reunirão novamente em 26 de setembro para tratar da temática caso não haja consenso até a data.
Fonte TJ Piauí