quarta-feira, 30 de outubro de 2024

‘Mais que obras, serviços de qualidade’, afirma presidente do TJ-PI ao citar legado de sua gestão

 Servidores, magistrados e a população em geral da comarca de Canto de Buriti receberam nesta quarta-feira (30), as novas instalações do fórum da cidade. A obra representa o avanço da estrutura física do judiciário em todo o Piauí e vai permitir que os serviços da justiça sejam prestados de forma mais célere.

 

Para o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador Hilo de Almeida Sousa, sua gestão colhe o legado do trabalho realizado quando ele esteve na Corregedoria Geral, com a realização de projetos como o Corregedoria Itinerante e a digitalização processual. “Foram avanços que nos permitiu atuar em grandes frentes, como a regularização fundiária. Agora na Presidência, nosso maior legado não será as obras físicas, embora sejam muito importantes, mas será a qualidade dos serviços prestados”.

 

Com a inauguração de hoje, o presidente Hilo de Almeida Sousa completou 36 obras inauguradas, estando mais nove para serem entregues à população. “Só prédios do Justo Acesso foram 20, aproximando, de vez, a justiça do povo”, completou o presidente.

 

O prefeito de Canto do Buriti, Fellipe Alves disse que que o sentimento é de gratidão e parabenizou a gestão do TJ-PI por entregar esta obra tão importante para o município. “Nossa cidade vai avançar com esta estrutura, que acompanha o desenvolvimento do estado. E com o judiciário não seria diferente, de modo que somos gratos. Como gestor público, buscamos o desenvolvimento e este fórum nos  destaca não só na região Sul, mas em todo o Piauí”.

 

O magistrado Cleideni Morais dos Santos, juiz em exercício na Comarca de Canto do Buriti, enfatizou que esta inauguração demonstra a valorização da gestão para com o 1º Grau e a busca pela solução dos problemas estruturantes. “Hoje ganhamos um cartão de visitas, que diz muito sobre o trabalho que prestamos. Este prédio vai melhorar o trabalho de todos, magistrados, servidores, promotores, defensores públicos, advogados,  e vai tornar mais efetivo o atendimento à sociedade”.

 

Juiz convocado para o 2º Grau, Antônio Soares pontuou que o presidente Hilo de Almeida Sousa tem feito um trabalho importante para a sociedade e que estava feliz em acompanhar o presidente Hilo de Almeida nesta jornada de passos largos. “Passos para conseguir fazer tanto pela distribuição de justiça e de melhorias para o judiciário e para a população de todo o Piauí. Este prédio, portanto, é uma resposta aos anseios da população, que busca uma prestação melhor dos melhores serviços da justiça”.

 

Presente à solenidade, o advogado Yuri Valente representou o presidente da OAB-PI, Celso Barros e evidenciou a importância do novo fórum para o trabalho dos advogados, membros do Ministério Público, Defensores e, acima de tudo, melhorias para a população, que é quem precisa dos serviços.

 

As instalações
O prédio tem área total construída de 789,74m² e contará com dois pavimentos (térreo e 1º pavimento). Usará placas fotovoltaicas sobre a cobertura que gerará economia de energia. Todo o prédio possui plena acessibilidade, possuindo rampas, banheiros acessíveis, balcão de atendimento acessível, portas dimensionadas com os vãos adequados, entre outros itens presentes nas Normas da ABNT 9050. A Vara Judicial é composta por 01 Secretaria, 01 Sala de Audiência, 01 gabinete com recepção e sala de assessores. Já o Tribunal do Júri é composto por 01 auditório para 68 pessoas, 01 palco para os operadores de Direito, jurados e demais participantes, 02 salas de testemunhas. Além destes espaços, o prédio contempla 03 salas disponíveis para atender futuras necessidades e demandas, arquivo de documentos, copa, banheiros para servidores, banheiros para público, DML, rack, sala de certidões, sala de defensoria, sala de ministério público, sala da OAB, sala oitiva para crianças, sala A, Som/Vídeo, 01 cabine gerador, 01 lixeira para coleta seletiva.

 

Confira a galeria de fotos

 

fonte www.tjpi.jus.br