domingo, 13 de outubro de 2024

Projeto busca incentivar a prática da corrida de rua

O projeto inclui avaliações físicas, planilhas de treino, avaliação nutricional e palestras.


Participantes do projeto (Foto: Universidade Federal do Piauí)

O projeto “UFPI em Movimento” surgiu com o intuito de promover saúde e bem-estar na comunidade universitária, através da corrida de rua e orientação nutricional, comunidade acadêmica e público em geral podem participar dos eventos. A iniciativa é do curso de Educação Física da Universidade Federal do Piauí (UFPI).

O projeto inclui avaliações físicas, planilhas de treino, avaliação nutricional e palestras. A fim de melhorar o condicionamento físico, aumentar a adesão à prática de exercícios e hábitos alimentares saudáveis, além de fortalecer os laços entre a universidade e a comunidade.

Conforme o professor Emídio Matos, coordenador do “UFPI em movimento”, o projeto, que terá duração de dois anos, enfrenta desafios como manter o engajamento dos participantes a longo prazo. Mas como está sendo bem recebido pela comunidade acadêmica, deve ser sempre renovado.

“As atividades iniciam com avaliação física, seguida de treinos presenciais três vezes por semana, monitoramento contínuo e reavaliações a cada 3 meses. Os cursos de corrida com módulos básico e avançado serão oferecidos no mês de junho de 2025 e 2026, abordando técnica, prevenção de lesões e nutrição”


Professor Emidio Matos e participantes do projeto (Foto: Universidade Federal do Piauí)

As corridas devem ser abertas à comunidade entre o período de dezembro de 2025 e 2026. Além disso, palestras sobre educação nutricional estão sendo oferecidas continuamente, com avaliação do conhecimento antes e depois da intervenção. Atividades complementares como avaliação da composição corporal e testes físicos adicionais também estão previstas.

O projeto “UFPI em Movimento” é a vinculação aos serviços de atenção primária à saúde do SUS em Teresina.

Fonte portal o Portal ClubeNews