O Procon/MPPI realizou, no último sábado, 18 de janeiro, uma oficina prática no Instituto Federal do Piauí (IFPI), campus Centro, em Teresina, sobre direitos do consumidor e meios de solução de conflitos. A atividade foi ministrada pelo assessor técnico do Procon, Ricardo Alves, durante o Qualifica Day, evento organizado pelo Departamento de Gestão e Negócios do IFPI.

O representante do Procon/MPPI abordou os principais pontos do Código de Defesa do Consumidor (CDC), orientando sobre direitos e a atuação das instituições de defesa do consumidor. Ricardo Alves apresentou casos práticos e o funcionamento do sistema de Justiça multiportas, explicando as melhores vias para a solução de conflitos, com a disponibilização dos métodos autocompositivos disponibilizados pelo Procon municipal, Defensoria Pública, Juizados Especiais e Ministério Público. Também foram detalhadas as funções e a estrutura do Procon/MPPI.

Para reforçar o aprendizado, foi realizada uma dinâmica interativa com perguntas e respostas sobre os assuntos debatidos. A oficina integra as ações da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, criada em 2017 com a missão promover a educação para o consumo e fortalecer a cidadania.

“A oficina foi muito interessante. Nós conhecemos mais sobre o trabalho promovido pelo Procon do Piauí e os resultados obtidos pelo órgão. O Ricardo Alves trouxe informações sobre situações reais, que podem acontecer com qualquer pessoa, e mostrou como resolver esses problemas. Foi um momento muito proveitoso para todos nós que participamos”, destacou o professor Leonardo Neiva, coordenador do Curso de Técnico em Serviços Jurídicos.