segunda-feira, 2 de junho de 2025

Alepi recebe projeto que leva diagnóstico de autismo a crianças do interior do Piauí

 A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) recebeu, nesta segunda-feira (02/06), o projeto Mente em Foco, que levará atendimento especializado para diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista (TEA) a crianças de 3 a 10 anos em diversas regiões do estado. A iniciativa será executada por meio de uma emenda parlamentar de R$ 400 mil do ex-presidente da Casa, deputado Franzé Silva (PT).

A apresentação do projeto contou com a presença dos deputados Severo Eulálio (MDB), atual presidente da Alepi, Gustavo Neiva (PP), Rubens Vieira (PT), além de Franzé Silva e da primeira-dama do Estado, Isabel Fonteles, que também coordena o programa Pacto pelas Crianças.

A ação começa por Parnaíba, entre os dias 4 e 7 de junho, com atendimento realizado em uma unidade móvel equipada para consultas. O chamado "consultório sobre rodas" será operado por uma equipe multiprofissional formada por médica clínica, neuropedagoga, neuropsicóloga, enfermeira e terapeuta ocupacional. As imagens e dados dos atendimentos serão avaliados remotamente por um neuropediatra.

“O consultório móvel vai atuar onde está a maior demanda reprimida: no interior e nas periferias de Teresina. Muitas famílias não têm condições de pagar por um diagnóstico”, destacou Franzé Silva.

O cadastro das crianças será feito por meio do CadÚnico ou por indicação de escolas, secretarias municipais de Saúde e Educação e agentes comunitários de saúde.

Idealizador do projeto, Vespasiano Carvalho ressaltou o caráter social da iniciativa. “Queremos alcançar famílias que nunca tiveram acesso a um profissional, a mães que nunca conseguiram levar seus filhos ao médico. Vamos levar dignidade e inclusão”, afirmou.

Foto: Divulgação/ AlepiAlepi recebe projeto que leva diagnóstico de autismo a crianças do interior do Piauí