segunda-feira, 11 de agosto de 2025

Piauí capacita 55 novos brigadistas para prevenir queimadas no Vale do Itaim

A Formação em Paulistana reúne municípios da região em ação integrada da Semarh.


Até a próxima quarta-feira (13), a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (Semarh) realizará, em Paulistana, a formação das Brigadas Florestais Municipais do Vale do Itaim. O treinamento reúne participantes de Paulistana, Acauã, Curral Novo e Jacobina do Piauí, totalizando 55 novos brigadistas que atuarão na prevenção e combate a queimadas na região.

A capacitação, que inclui aulas teóricas e práticas, é resultado de uma parceria entre a Semarh, Corpo de Bombeiros, prefeituras, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Paulistana e lideranças locais. A abertura do evento contou com a presença dos prefeitos Oswaldo da Abelha Branca (Paulistana) e Wanderlei Carvalho (Jacobina do Piauí), que reforçaram o apoio das administrações municipais à iniciativa.

Foto: Divulgação/ Governo do PiauíPiauí reforça combate às queimadas com nova formação de brigadistas.
Piauí reforça combate às queimadas com nova formação de brigadistas.

O secretário estadual do Meio Ambiente, Feliphe Araújo, afirmou que a ação faz parte de um plano mais amplo de combate ao fogo.  “Cada brigadista formado é um multiplicador de conhecimento e um guardião da nossa vegetação. Estamos fortalecendo as cidades para agir rápido e evitar que o fogo se espalhe”, disse.

O capitão William Borges, do Corpo de Bombeiros e instrutor principal do curso, destacou a importância da preparação técnica. “No campo, o conhecimento salva vidas e preserva o meio ambiente. Essas equipes sairão daqui prontas para agir com segurança e eficiência”, ressaltou.

Para o coordenador de prevenção da Semarh, Shandallye Araújo, que também participa da equipe de instrutores, o trabalho integrado é essencial.  “Não existe combate ao fogo sem trabalho conjunto. Prefeituras, bombeiros, órgãos ambientais e comunidade precisam estar lado a lado nessa missão”, pontuou.

fonte www.viagora.com.br