sexta-feira, 26 de setembro de 2025

Justiça define julgamento de guardas suspeitos de invadir sistema da Prefeitura de Teresina

 O Tribunal de Justiça do Piauí agendou para o dia 24 de fevereiro de 2026 a audiência de instrução e julgamento de dois guardas municipais acusados de envolvimento em crimes virtuais e ofensas à honra de servidores públicos.

De acordo com as investigações, entre março e maio de 2022, um dos acusados teria acessado ilegalmente o sistema da Prefeitura de Teresina, obtendo os contracheques de pelo menos 19 colegas. Na sequência, os dois guardas teriam difamado e caluniado essas vítimas.

Justiça define julgamento de guardas suspeitos de invadir sistema da Prefeitura de Teresina

O Ministério Público apresentou denúncia contra a dupla em março de 2025, imputando os crimes de invasão de dispositivo informático, calúnia, difamação e injúria. As acusações incluem agravantes previstos no Código Penal, por terem sido direcionadas a funcionários públicos e praticadas de forma continuada.

Na decisão, a juíza Lisabete Marchetti, da 2ª Vara Criminal de Teresina, destacou que os réus foram devidamente citados e apresentaram defesa com apoio da Defensoria Pública. O despacho ressalta que, nessa fase, é assegurado o contraditório, permitindo que os denunciados levantem questões processuais ou discutam o mérito das acusações, além de solicitar produção de provas, a critério do magistrado.

A magistrada também determinou a intimação dos acusados, das vítimas, de testemunhas e de policiais para participarem da audiência, que será realizada de forma híbrida, no Fórum de Teresina.

fonte www.portalr10.com