O relatório final da CPI da Limpeza Urbana de Teresina deve ser lido na Câmara Municipal nesta quarta-feira (26/11). A confirmação foi feita pelo presidente da comissão, o vereador Fernando Lima. Desde a abertura da CPI, os parlamentares têm cobrado do prefeito Sílvio Mendes a realização de uma licitação definitiva para os serviços de coleta de lixo na capital. A comissão considera que esse processo é essencial para substituir contratos emergenciais que vêm sendo utilizados pela prefeitura.
De acordo com Fernando, havia uma recomendação do Tribunal de Contas do Estado para que o edital fosse lançado até 30 de setembro, mas mudanças exigidas pelo órgão atrasaram a publicação. A CPI mantém diálogo com o presidente da Eturb, Vicente Moreira, para acompanhar as adequações e garantir que o edital seja divulgado ainda este ano, permitindo o início do processo licitatório em 2026.
Instalada por meio do Requerimento nº 891/2025, a CPI do Lixo investiga possíveis irregularidades em contratações emergenciais da limpeza urbana. O trabalho incluiu oitivas de gestores, técnicos, representantes de empresas e análise de documentos enviados por secretarias e órgãos de controle.
fonte 180graus.com