terça-feira, 2 de dezembro de 2025

Presidente do TJPI participa de reunião de trabalho com ministro Edson Fachin

 Com o objetivo de fortalecer o diálogo institucional sobre os desafios da Justiça brasileira, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI), desembargador Aderson Nogueira, participou, nesta segunda-feira (01), de uma reunião de trabalho conduzida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF) e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Edson Fachin. O encontro ocorreu no auditório Thereza Grisólia Tang, na sede do Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), em Florianópolis. A iniciativa antecedeu a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário (ENPJ) e reuniu 24 presidentes de Tribunais de Justiça estaduais e militares.

 

Foto: Maurício Vieira/TJSC

 

O Presidente do TJPI, desembargador Aderson Nogueira, ressaltou a importância da iniciativa: “O encontro representa um esforço para construir diretrizes sólidas, baseadas na contribuição direta dos tribunais. É um espaço importante para discutirmos elementos que orientam o planejamento institucional e a atuação conjunta em âmbito nacional. No Tribunal de Justiça do Piauí, mantemos nosso propósito com uma gestão colaborativa e voltada ao aprimoramento constante dos serviços ofertados à população”, afirmou.

 

 

Durante a abertura da reunião, o ministro Edson Fachin destacou a relevância do encontro para o fortalecimento das instituições: “Essa é uma reunião de trabalho, mas também é um encontro importante com os presidentes e as presidentes de Tribunais de Justiça dos Estados e da Justiça Militar, acolhidos na casa da Justiça catarinense. E, para este encontro, nós trouxemos aqui toda a equipe da Presidência do Conselho Nacional de Justiça. Viemos aqui para dialogar, trocar ideias e, evidentemente, estabelecer um conjunto de premissas que devem ser construídas a quatro mãos”, completou o presidente do STF e CNJ.

 

Foto:  Conselho Nacional de Justiça – CNJ

 

Após a reunião, os presidentes seguiram para o Centro Integrado de Cultura (CIC), onde ocorreu a abertura do 19º Encontro Nacional do Poder Judiciário, que segue até esta terça-feira (02). A programação inclui palestra da ministra Ellen Gracie sobre as mudanças no sistema de Justiça nas últimas duas décadas e um debate conduzido pelo doutor Oscar Vilhena Vieira, que abordará as perspectivas para o Judiciário nos próximos 20 anos.


fonte www.tjpi.jus.br