quarta-feira, 15 de julho de 2020

Máscaras de mergulho adaptadas podem evitar intubação de pacientes com Covid-19


A Fundação Municipal de Saúde (FMS) recebeu 50 máscaras de mergulho adaptadas para tratamento de casos de Covid-19. Os equipamentos serão utilizados em pacientes com dificuldade respiratória e ajudam a evitar o invasivo procedimento de intubação, além de reduzir o risco de propagação do coronavírus pelo ar.

As máscaras estarão disponíveis no HUT, hospitais de campanha e UPAS. “Esses dispositivos, utilizados em conjunto com outros recursos terapêuticos, contribuem para o tratamento respiratório de pacientes que apresentam quadros leves a moderados da Covid-19. Por serem bem acoplados no rosto do paciente, o escape de ar é mínimo, proporcionando o máximo de aproveitamento da terapia ventilatória e o mínimo de risco de contaminação do ambiente pelo coronavírus”, afirma a gerente de fisioterapia do HUT, Danila Vieira.

Ela ressalta que as máscaras também serão usadas no momento de pós extubação, em que o tubo é retirado da traqueia, prevenindo complicações que podem resultar em nova intubação. “Cerca de 17% dos pacientes que já foram intubados apresentam complicações respiratórias e precisam novamente de intubação. Então, os novos dispositivos que conseguimos devem ajudar a diminuir essa taxa”.

O diretor geral do HUT, Rodrigo Martins, explica que esses equipamentos são seguros, eficazes e tem apresentado bons resultados em outras capitais brasileiras. “A nossa gerência de fisioterapia solicitou a doação das máscaras e o pedido foi prontamente atendido pelo projeto Motirõ, que reúne engenheiros e profissionais de saúde. É mais um recurso no enfrentamento contra o Coronavírus, sem custos, que também vai ajudar pacientes de outros hospitais da Prefeitura”.

fonte pmt.pi.gov.br

HGV prepara estrutura do 'Prédio Azul' para retornar atendimentos

HGV prepara estrutura do 'Prédio Azul' para retornar atendimentos

O Ambulatório Integrado (Prédio Azul) do Hospital Getúlio Vargas (HGV) se prepara para retornar os atendimentos ambulatoriais. Nesta quarta-feira (15), o diretor-geral do HGV, Gilberto Albuquerque, visitou as obras da reforma que estão sendo realizadas no prédio com recursos do próprio hospital.

As atividades na unidade estão suspensas desde março de 2020 quando começou a pandemia da Covid-19, como medida de prevenção e segurança aos usuários e colaboradores.

Segundo Gilberto Albuquerque, a reabertura das clínicas e retomada dos atendimentos ambulatoriais já estão sendo organizadas com a adequação da estrutura física, por conta do momento atual. ¨Estamos fazendo as reformas possíveis com adoção de medidas de segurança como instalação de pias,  faixas de orientação para os usuários manterem o distanciamento social, redução na quantidade de pessoas por cada horário de atendimento para evitar aglomeração”, explica o diretor.

O gestor destaca ainda que a retomada dos atendimentos será de forma gradual e segura. “Estamos adequando espaços e melhorando as estruturas com o apoio do Governo do Estado e Fundação Hospitalar, seguindo orientações da Anvisa sobre as medidas de segurança para evitar a propagação da Covid 19.

O atendimento ambulatorial das especialidades de oftalmologia e ortopedia já reiniciaram para as consultas de retorno.

fonte www.portalr10.com

Coronavírus no Piauí TJ-PI adia retorno das atividades presenciais para 10 de agosto

Segundo o Tribunal de Justiça, será mantido o atendimento virtual, adotando o atendimento presencial tão somente quando for necessário.

Foto: Hélio Alef / ViagoraTribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI).Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI)

Por meio de portaria, o Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) e Corregedoria Geral de Estado do Piauí (CGJ-PI) anunciaram que o retorno das atividades presenciais foi adiado para o dia 10 de agosto levando em consideração às ações necessárias para a prevenção da Covid-19.

De acordo com o TJ-PI, a medida foi publicada nessa terça-feira (14) no Diário da Justiça por meio das Portarias nº 2121/2020, que revogam a Portaria nº 1986/2020, expedida no último dia 30 de junho.

Conforme o TJ, a suspensão das atividades presenciais são para assegurar a saúde e a integridade física dos magistrados, servidores, auxiliares da Justiça e demais colaboradores, e afirma que a retomada da Justiça piauiense foi classificada em alta, média e baixa prioridade de retorno.

Já as unidades com média prioridade, voltarão a atuar presencialmente na 2ª fase do Plano de Retomada, 14 dias após as unidades de alta prioridade e as unidades de baixa prioridade, retomarão seus serviços presencialmente na 3ª fase do Plano de Retomada, 14 dias após as unidades de média prioridade.

Segundo o Tribunal de Justiça, será mantido o atendimento virtual, adotando o atendimento presencial tão somente quando for necessário. Além disso, os novos prazos processuais dos processos judiciais e administrativos que tramitam em meio físico passam a ser retomados a partir do dia 24 de agosto deste ano.

Com base nos documentos publicados pelo TJ-PI, os prazos processuais dos feitos enquadrados serão retomados no estado em que se encontravam no momento da suspensão, sendo restituídos por tempo igual ao que faltava para sua complementação.

fonte www.viagora.com.br

Bares e restaurantes serão reabertos dia 24 de agosto, garante Antônio Neto

Foto: Roberta Aline

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, sinalizou que os bares e restaurantes poderão reabrir a partir do dia 24 de agosto. Antônio Neto esclareceu que os locais deverão obedecer as regras de distanciamento cumprindo o protocolo específico para o segmento em relação a pandemia da Covid-19. Até o momento, esse protocolo não foi divulgado pelo Governo do Estado. Esses estabelecimentos já estão há três meses sem atender o público presencial. 

Inicialmente, o decreto publicado no dia 07 de julho de 2020 possibilitava a reabertura dos serviços de alimentação e bebidas a partir do dia 13 de julho, exceto bares. No entanto, um novo decreto, publicado no dia 10 de julho de 2020 no Diário Oficial, restringiu essa reabertura apenas para o setor agropecuário, setor da indústria de fabricação de alimentos e bebidas, transporte de cargas e fabricação de embalagens, e para o setor da indústria extrativistas, retirando serviço de alimentação e bebidas.

O secretário explicou que os grandes eventos, como shows, está previsto para ocorrer apenas a partir de setembro, na última fase de reabertura das atividades. Já a reabertura de bares, restaurantes e pequenos eventos em buffets está prevista para agosto.

"O setor de eventos, lazer, culturais, grandes eventos está programado para o dia 08 de setembro, que é a última fase, que é aquela que aglomera mais, com possibilidade de ter maior transmissão do coronavírus. Então, nós temos que ter o maior cuidado. Será o último a ser aberto, em setembro. O setor de bares e restaurantes com possibilidade de ter buffets ficaria para o dia 24 de agosto: ambiente mais restrito, obedecendo as regras de distanciamento, obedecendo ao protocolo específico daquele segmento", disse.

Reabertura órgãos estaduais 

O secretário estadual de Planejamento, Antônio Neto, esclareceu que o Governo do Estado suspendeu a reabertura antecipada para atendimento presencial nos órgãos estaduais para melhor adequar as sedes aos protocolos de segurança contra a Covid-19. 

Estado divulgou a reabertura de 22 órgãos para esta terça-feira (14), mas a decisão foi revista horas depois de anunciada.  As atividades essenciais de um modo geral estão suspensas na Administração Pública.

"Nós fizemos uma avaliação ontem à noite e seria temerário voltar os órgãos parcialmente.  Vamos aguardar a data do dia 10 de agosto, cumprir conforme o calendário e preparar os órgãos até lá. Aquelas situações excepcionais de alguns órgãos que trabalham com natureza essencial; no caso de segurança, saúde, abastecimentos, já estão autorizados em funcionar com caráter de urgência".

A  data prevista para a Administração Pública, na segunda fase de segunda fase de reabertura, já era o dia 10 de agosto, que está no Programa Pró-Piauí. "Ocorre que alguns segmentos já foram abertos, como a construção civil, e havia a demanda de que alguns órgãos pudessem voltar a funcionar em função dos setores que já estavam sendo reabertos para dar atendimento".

"Contudo, ontem nós fizemos uma avaliação. O protocolo de atendimento já foi apresentado pelos órgãos, mas ainda não foi publicado. Será publicado nesta semana. Além disso, existe uma série de preparações: o Centro Administrativo precisa se readequar a nova realidade e aos novos protocolos, com regras bem definidas de segurança".  

O secretário ressalta que assim como o setor privado teve tempo para se organizar para essa "nova realidade", o poder público também precisa de alguns dias para se adaptar aos protocolos de segurança e de prevenção ao novo coronavírus.  "Exige uma preparação. É preciso rastrear a evolução da Covid em cada ambiente de trabalho por meio da Vigilância Sanitária. É preciso um trabalho rigoroso da doença para evitar a contaminação nos empregados , empresários e clientes".

"O plano de segurança, o plano de contenção que cada gestor tem que fazer, precisa readequar o ambiente de trabalho, separar as mesas com distanciamento de dois metros, estabelecer todos os instrumentos de sinalização para uso de máscara e proibir a entrada sem a máscara, da limpeza, sanitização de todas as áreas. Treinamento do pessoal. É uma nova  realidade e precisamos de tempo para preparar. Esse é um trabalho que vai exigir mais uma ou duas semanas de adequações".   

Decretos de reabertura

Sobre as datas de reaberturas das atividades, o secretário explica que "o Governo do Estado estabelece as regras gerais e os Municípios possuem suas prerrogativas e competências para estabelecer critérios específicos, de horários e dias, nós temos combinado isso".

"Tanto que os decretos estaduais são sempre feitos em consonância com os Municípios, com a APPM (Associação Piauiense dos Municípios) que participa do Comitê (de Gestor da Crise). A Prefeitura de Teresina, por exemplo, participa do Comitê Pró-Piauí. Nós alinhamos essas datas, mas deixamos em aberto porque a competência do Município precisa ser respeitado". 

fonte cidadeverde.com

Jovem que foi morto e teve os olhos mutilados em Teresina era estudante e gerente do Subway


A polícia identificou o jovem que foi assassinado na madrugada desta quarta-feira (15/07) em Teresina. O nome dele é Matheus Nunes Castelo Branco, de 22 anos, estudante de Direito e gerente do Subway do bairro Cristo Rei, Zona Sul de Teresina. Recentemente ele teve o seu primeiro filho.

O corpo do jovem foi encontrado com marcas de tiros e sinais de mutilação nos olhos em uma estrada vicinal no Povoado Alegria, Zona Sul de Teresina.

Segundo informações veiculadas pela TV Cidade Verde, a suspeita da polícia é de que o jovem tenha sido capturado e executado no local.

O cabo Ribamar informou que pelo menos cinco marcas de tiros eram visíveis, na região do tórax e do pescoço. A vítima teve ainda a região das pálpebras cortadas.

Ainda não há informações sobre a motivação do crime. O Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) investiga o caso.

fonte 180graus.com

FARRA: Warton Lacerda (PT) é o campeão de gastos de verba indenizatória entre os deputados do PI

Nem os deputados estaduais titulares conseguiram gastar tanto quanto o suplente Warton Lacerda do PT, esposo da Prefeita de Altos (PI).


Um levantamento feito pela página Custo Piauí, plataforma que fiscaliza gastos públicos no Estado, apurou que somente no mês de abril de 2020 a Assembleia Legislativa gastou R$ 818.768,00 com verba indenizatória.

A verba indenizatória é o ressarcimento de despesas relacionadas ao exercício da atividade parlamentar. “Infelizmente não sabemos o valor disponível para essa verba, já que a ALEPI se recusa a prestar informações e os nossos deputados também se recusam a trabalhar para melhorar a transparência da casa do povo”, informa a página.

O ranking dos cinco deputados que mais gastaram em abril é composto por Warton Lacerda (PT), Gustavo Neiva (PSB), Pastor Gessivaldo Isaias (PRB), Coronel Carlos Augusto (PT) e Henrique Pires (PMDB). Veja quanto cada um gastou na tabela abaixo:

TOP 05 (Clique aqui e veja o ranking completo)

Os gastos dos deputados estão relacionados principalmente com: consultoria técnica, locação de aeronaves/carros, divulgação da atividade parlamentar e outros serviços. É importante esclarecer que essas informações são prestadas de forma genérica sem qualquer tipo de publicação dos respectivos documentos comprobatórios que as despesas foram efetuadas.

Veja como o suplente de deputado distribuiu o dinheiro que pegou na ALEPI.

Fonte: www.campomaioremfoco.com.br/ com informações @CustoPiauí

2ª CIA/4 º BPM prende indivíduo na Cidade de Valença-PI


Na tarde de terça-feira (14), a 2ª Companhia do 4º Batalhão da Polícia Militar prendeu um indivíduo na Cidade de Valença-PI, por furto de celulares. 

Por volta das 13h, à equipe Alfa da Força Tática de Valença durante patrulhamento no entorno do Terminal Rodoviário da cidade foi acionada por uma senhora, a qual informou que um desconhecido havia entrado em sua residência e subtraído um aparelho celular.

O infrator aproveitou que no momento, havia apenas uma criança com a porta da casa aberta e cometeu o furto no bairro Novo Horizonte. Ao iniciarem as diligências, os policiais foram informados de  outra situação parecida, desta vez no bairro Pista Nova, na qual um homem teria pedido a uma criança um copo com água e ao retornar o criminoso já havia fugido com um aparelho telefônico que estava no local.

A equipe, através da coleta de informações localizou e monitorou o infrator, efetuando sua prisão no centro de Valença e apreendendo os objetos furtados. O indivíduo que já responde processos no Ceará, Pimenteiras e Valença por roubo, porte de arma de fogo, furto qualificado e outros tentou desbloquear os aparelhos em lojas especializadas na cidade. Posteriormente, o acusado foi encaminhado para a Delegacia para adoção das medidas cabíveis. 

Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades

PMs do 5º e 6º BPM prendem indivíduos em Teresina


Na tarde de terça-feira (14), a Força Tática do 5º BPM prendeu um indivíduo  na Vila Santa Bárbara e na manhã desta quarta-feira (15), o 6º Batalhão prendeu um trio por roubo de veículo, porte ilegal de arma de fogo no Bairro Saci. 

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Por volta das 14h, à guarnição tática 03 no patrulhamento na Av. Santa Teresinha visualizou  três indivíduos em duas motocicletas em atitude suspeita. Ao avistarem a viatura, os indivíduos empreenderam fuga, porém, em seguida foram interceptados. Uma das motocicletas estava com restrição de roubo / furto. Por isso, o condutor do veículo foi encaminhado para a Central de Flagrantes.

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E as 06h15 de hoje (15), a Força tática do 6º BPM em rondas pelo Bairro Santa Luzia localizou um veículo com as características de um carro que havia sido roubado em Timon-MA. 











































O condutor do veículo empreendeu 
fuga e fez-se então necessário o acompanhamento e posteriormente a abordagem. Em busca veicular foram encontrados três celulares, um revólver calibre 32 com cinco munições, uma arma branca e a quantia de R$ 479,00. O carro encontrava-se com fita adesiva na placa, ao termino da ocorrência três pessoas foram conduzidas para a Central. 
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Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs Unidades

Indivíduo é conduzido por porte ilegal de arma de fogo em Parnaíba-PI


Em Parnaíba-PI, o 2º Batalhão apreendeu arma de fogo e conduziu indivíduo por porte ilegal.

Durante abordagens na Avenida José de Morais Correia, bairro Santa Luzia, a equipe policial identificou um indivíduo suspeito e após busca pessoal foi encontrado um revólver calibre .38 com 06 munições e uma bolsa contendo mais 21 munições. Logo, o indivíduo e os materiais apreendidos foram encaminhados à Central de Flagrantes.

Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades

BPA capacita PMs do 8º BPM para ocorrências de poluição sonora e perturbação de sossego alheio


Na manhã desta quarta-feira (15), policiais militares do 8º Batalhão receberam o certificado de conclusão do Curso de Atuação da Polícia Militar em Ocorrências de Poluição Sonora e Perturbação do Sossego e Trabalho Alheios, que foi realizado pelo Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), no auditório do Quartel do Comando Geral, em uma solenidade restrita. 

Estiveram presentes o Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da PMPI; o Coronel Hudson, Subchefe do Estado Maior Geral; o Tenente-Coronel Lucena, Comandante de Policiamento Metropolitano I; o Tenente-Coronel James, Comandante do Policiamento Especializado; o Major Wilton, Comandante do 8º Batalhão. 

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De acordo com o Tenente-Coronel Teixeira, Comandante do BPA, os policiais militares estão aptos e estavam atuando durante os finais de semana nesta ocorrência, perturbação de sossego alheio, que está se destacando como uma das mais solicitadas no COPOM, principalmente nesse período de pandemia. Na oportunidade, parabenizou o Major Wilton e toda equipe que foi especializada, e que irão operacionalizar na região sudeste. 
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No total, onze policiais militares concluíram o curso de capacitação: Maj Wilton, Maj Lopes, 1º Sgt Paz Araújo, Cb Mauro José, Cb Galvão, Cb Jacques, Cb Roselia, Cb De Sousa, Cb Willker, Sd Camila e Sd John. 
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Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho