domingo, 24 de novembro de 2013

Escândalo do PSDB de São Paulo é de bilhões de reais, diz Wellington Dias


Escândalo do PSDB de São Paulo é de bilhões de reais, diz Wellington Dias


O líder do PT no Senado, Wellington Dias, afirmou que no escândalo de destinação de dinheiro para líderes do PSDB em São Paulo relacionado com suposto favorecimento de empresas em licitações do governo paulista é de bilhões de reais, lembrando que o escândalo do mensalão foi de R$ 40 milhões.
“Nós estamos falando de bilhões, que foi apontado como captação de recursos fora da campanha eleitoral, enquanto o processo 470, que chamam de mensalão, é de R$ 40 milhões. Nós estamos falando de processo de bilhões e, na minha visão, e olhem que eu e meu partido fazemos oposição ao PSDB, é crime eleitoral. Tem que ser analisado.
No processo 470 houve enriquecimento ilícito? Onde José Genoino mora? No mesmo lugar onde mora há 30 anos. Na mesma rua, com os mesmo vizinhos, na mesma casa. Aliás, sem alterações significativas na casa. Ou seja, claramente, no processo de José Genoino, estou usando o caso dele como exemplo, não houve enriquecimento ilícito, não houve beneficiamento pessoal. O que aconteceu foi que ao final das eleições ficaram dívidas em vários partidos. Onde foi que o PT errou? Em centralizar para arrecadar dinheiro fora do período que a lei determina para os partidos”, declarou Wellington Dias.
Meio Norte – Como o senhor analisa as punições para líderes nacionais petistas?
Wellington Dias – O PT tem hoje em torno de 2 milhões de filiados em todo o Brasil. A vida pública é uma vida que exige regras e tem regras. Eu avalio que José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares têm uma história que que acho, que por mais divergências que se possa ter, não se pode desconhecer. São pessoas que desde adolescentes e meninos no movimento estudantil ou como advogados ou como dirigentes políticos enfrentaram o regime militar arriscando as próprias vidas para garantir a democratização desse país. Além, disso representaram muito na construção do Brasil, que é hoje a sétima economia do mundo. Foram só eles? Não, mas eles tiveram participação decisiva. São pessoas que foram presidente do maior partido desse país, ministros e líderes deste país. É por isso mesmo que, na minha visão e do PT, cometeram crime eleitoral. Eu acho que isso chama a gente para uma grande reflexão. Não foi feito nada do que os outros partidos não cometem. Não é que os outros cometam que a gente tem que cometer, mas eu digo que na hora for a julgamento o chamado mensalão do PSDB, que envolve vários outros partidos, vai ser comprovado que foi crime eleitoral. Todo o Brasil sabe. Discordamos de algumas coisas que, como diz o próprio revisor relator, acompanhado por vários ministros, muito do que está como crime não tem provas no processo. Por exemplo, não há prova de que houve pagamento mensal de parlamentares para votar nessa ou naquela posição. Agora, eu fico contente de ver que a luta de muitos brasileiros corajosos, da qual eu participei, faz o ministro Joaquim Barbosa voltar atrás em ilegalidades cometidas no cumprimento da sentença, como prender em regime fechado quando a sentença diz que é de regime semiaberto porque são penas abaixo de oito anos; determinou prisão fora do domicílio para promover um espetáculo levando pessoas do Brasil inteiro para Brasília, quando na verdade, a lei assegura o direito de cumprir a pena nos Estados onde moram suas famílias. E, o mais preocupante, o risco de vida quando a lei assegura que pessoas em situação grave, como José Genoino, que acaba de fazer uma cirurgia de AVC, que acaba de fazer uma cirurgia do coração e que, como diz, relatório do doutor Jatene, do doutor Kalil, da Junta Federal, a partir de um pedido da própria Justiça, corre risco de vida. Só depois que foi internado com princípio de infarto é que José Genoino teve prisão domiciliar.
A pena tem que ser cumprida, mas dentro da lei e em condições adequadas à sua saúde. Eu acredito na democracia e eu acho que a gente conseguiu isso porque conquistamos a democracia.
Meio Norte – Qual sua opinião sobre as repercussão das prisões nas eleições gerais de 2014?
Wellington Dias – Nós já tivemos a tentativa de partidarização desse processo desde o começo. Veja, o mensalão de PSDB é de 1998. Por que ele até hoje não foi julgado. Agora, é que foi nomeado um relator. O processo número 2474, que trata, este sim, da compra de votos para o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso, no qual a investigação diz que houve compra de votos para o segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique e de outras denúncias, está pronto o inquérito há quanto tempo e está lá na Procuradoria Geral da República. Por que o processo 2474 nunca vai para a pauta. Por que não tem o julgamento. Eu acho que nós j´[a enfrentamos esse caso politicamente em 2006 e o povo foi maduro o suficiente para dar o segundo mandato para Lula, em 2008, em 2010. Agora em 2012, o julgamento ocorreu junto com as eleições, mas, mais uma vez, o Partido dos Trabalhadores saiu das eleições como o partido mais votado do Brasil, com prefeito eleito da maior cidade do Brasil, que é São Paulo. Eu acredito que o povo está amadurecido o suficiente para saber quem cometeu crimes. Quem cometeu crimes foram pessoas, seres humanos. Vão ter que pagar por isso. Defendemos que tenham que pagar as penas de prisão, mas dentro da lei.
Meio Norte – O escândalo do suposto pagamento de propinas a líderes do PSDB em São Paulo para favorecimento em licitações tem a mesma dimensão do mensalão?
Wellington Dias – Nós estamos falando de bilhões, que foi apontado como captação de recursos fora da campanha eleitoral, enquanto o processo 470, que chamam de mensalão, é de R$ 40 milhões. Nós estamos falando de processo de bilhões e, na minha visão, e olhem que eu e meu partido fazemos oposição ao PSDB, é crime eleitoral. Tem que ser analisado. No processo 470 houve enriquecimento ilícito? Onde José Genoino mora? No mesmo lugar onde mora há 30 anos. Na mesma rua, com os mesmo vizinhos, na mesma casa. Aliás, sem alterações significativas na casa. Ou seja, claramente, no processo de José Genoino, estou usando o caso dele como exemplo, não houve enriquecimento ilícito, não houve beneficiamento pessoal. O que aconteceu foi que ao final das eleições ficaram dívidas em vários partidos. Onde foi que o PT errou? Em centralizar para arrecadar dinheiro fora do período que a lei determina para os partidos. Quem acompanhou as eleições de 2002 e 2006, sabe que foi isso que aconteceu. Se não tivermos a coragem de fazermos a reforma eleitoral, que é um Congresso Constituinte, um plebiscito para o povo tomar uma decisão, onde a gente tenha um novo modelo de campanha porque enquanto tiver empresa privada financiando campanhas, a gente vai ter risco.

fonte meionorte.com