Barras: barragem rompe e moradores temem falta de água durante a seca
A barragem do município de Barras (119 km de Teresina) rompeu na manhã de ontem (11) e a Defesa Civil isolou uma região para evitar possíveis riscos.
Foto: Piracurucaaovivo
Os moradores estão preocupados porque, com o rompimento da barragem, não haverá água suficiente para abastecer os animais durante o período de estiagem.
"A preocupação não é com inundação, porque não existe esse risco. Estive lá há 15 dias e coloquei uma faixa para isolar a região. Não há casas nas proximidades e a estrada está intacta. O problema é essa questão da seca, pois a água está vazando e não ficará acumulada para o segundo semestre", explicou a secretária municipal de Defesa Civil, Esmeralda Rego.
O assessor da Prefeitura de Barras, Carlos Augusto, acrescentou que o prefeito Edilson Capote já solicitou aos técnicos a elaboração de um projeto para construção de uma nova barragem, caso não seja possível a recuperação da existente no local.
"No momento, com as fortes chuvas que caem no município, um monitoramento será feito e acompanhado pela Defesa Civil, até que se crie condições para normalização da situação de retenção de água para região", explicou o assessor.
A Prefeitura informou ainda que as aulas escolares não foram suspensas porque a água da barragem rompida não chegou até a estrada por onde passam os ônibus escolares.
fonte cidadeverde.com