terça-feira, 25 de março de 2014

Três mil pessoas dormem na fila por uma das 70 casas do Minha Casa Minha Vida


Três mil pessoas dormem na fila por uma das 70 casas do Minha Casa Minha Vida

Três mil pessoas dormem na fila por uma das 70 casas do Minha Casa Minha Vida
Três mil pessoas estão na fila na frente da Superintendência de Desenvolvimento Urbano) Sul, da Prefeitura de Teresina, desde às 6h de segunda-feira para conseguiram uma das 70 casas oferecidas dentro do Programa Minha Casa Minha Vida em conjuntos habitacionais que estão sendo construídos na zona Sul da capital piauiense. No momento da entrada das pessoas no prédio da SDU Sul houve empurra-empurra e confusão.
Muitas mulheres dormiram na fila, acompanhadas de crianças e bebês de colo.
A coordenadora de Habitação da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação de Teresina, Rogéria Sousa, informou que foram abertas nesta terça-feira as inscrições para 3.031 casas do Programa Minha Casa Minha Vida que estão sendo construídas nos conjuntos habitacionais Portal da Alegria, Wall Ferraz, Caneleiro e Jardins dos Ipés, na zona Sul da cidade.
“Em setembro do ano passado, foram sorteadas 4.231 casas do Programa Minha Casa Minha Vida pela Prefeitura de Teresina e apenas 1.200 famílias sorteadas atenderam os pré-requisitos do programa e tivemos que sortear novamente as 3.031 casas”, afirmou Rogéria Sousa.
Segundo a Prefeitura Municipal, Teresina possui uma população de 800 mil habitantes e um déficit habitacional de 100 mil residências.
Deusadora Soares da Silva, uma vendedora autônoma que mora no bairro São Pedro, na zona Sul de Teresina, declarou que estava na fila desde às 6h de segunda-feira.
“Eu dormi na fila e antes passei o dia no sol guardando o meu lugar para tentar conseguir uma casa porque pago R$ 150 por mês de aluguel e não tenho dinheiro para pagar”, declarou Deusadora Soares da Silva.
A dona de casa Maria Lilian Araújo, de 25 anos, estava ainda com um travesseiro vermelho nos braços, usado para dormir na fila tentando uma casa própria.
“Eu cheguei na fila às 6h de segunda-feira. Enfrentei o frio da noite e o sol forte durante o dia, mas eu preciso de uma casa porque moro de favor em uma casa de um dia”, falou Maria Lilian, mãe de dois filhos.
A dona de casa Francisca da Conceição Cunha, de 21 anos, declarou que dormiu na fila com sua filha Maria Clara Nascimento, de dois anos, porque precisa de uma casa porque só tem uma renda de R$ 70,00 mensais do Bolsa Família e mora de aluguel no bairro Cidade Nova, na zona Sul de Teresina.
Rogéria Sousa informou que os critérios para os candidatos às casas devem preencher são uma renda bruta de até R$ 1,6 mil; acima de 18 anos, ser beneficiado com o Bolsa Família; não ser beneficiado de outro programa habitacional do governo, morar de aluguel ou de favor e a prioridade é para pessoas a partir de 60 anos de idade e deficientes.
As inscrições começam nesta terça-feira e poderão ser feitas nos postos de atendimento localizados próximos às Superintendências de Desenvolvimento Urbano, das 7h30 às 17h, de segunda à sexta-feira até o dia 25 de junho.



























fonte cidadeverde.com