Moradores saem de viagem e casa pega fogo no Poty Velho
O Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas em um sobrado na avenida Isidoro França, bairro Poty Velho, zona Norte de Teresina, no último domingo (20).
Os moradores da residência viajaram e a principal hipótese é de que o incêndio tenha sido provocado por um curto-circuito dos eletrodomésticos ligados na tomada. Os moradores afirmaram que a vizinha viu a fumaça e acionou o Corpo de Bombeiros. Como não havia ninguém dentro de casa, as bombeiros tiveram dificuldade para apagar as chamas.
A equipe de reportagem da TV Cidade Verde não foi autorizada a entrar no local, mas pelo lado de fora é possível observar que as chamas consumiram todo o telhado, móveis e equipamentos eletrônicos que estavam na casa. Funcionários da Eletrobras já estiveram na residência para fazer um levantamento das condições das instalações do local.
De acordo com a major Nájra Nunes, desligar os equipamentos eletrônicos é a primeira precaução a ser tomada quando se sai do imóvel para uma viagem. "Desligue tudo que for possível das tomadas, até mesmo a geladeira pode ser esvaziada pelo morador. O registro de gás deve ser mantido sempre desligado quando não estiver em uso e, para quem é possível, desligar o registro geral é uma garantia maior para evitar um curto-circuito ou superaquecimento de algum aparelho", orientou a major.
As medidas de segurança são levadas a sério pelo aposentado Raimundo Oliveira. Ao sair para viajar, ele desliga todos os equipamentos das tomadas e pede a uma filha que visite a casa todos os dias, para verificar a situação do imóvel.
Morador há mais de 30 anos do mesmo endereço, o aposentado toma ainda outras precauções, além das relacionadas à eletricidade. O botijão de gás da cozinha, por exemplo, fica em outro cômodo, separado por uma parede, o que evitaria um incêndio no caso de uma explosão. "É importante se manter atento. Desligo todas as lâmpadas e mantenho os equipamentos todos desligados. Nunca presenciei um incêndio em minha casa", concluiu o aposentado.
fonte cidadeverde.com