Idealizador do Bope faz palestra em THE defende uso da Força Nacional
O objetivo da palestra foi dá atenção especial na questão de assaltos no entorno da instituição
Na noite desta quarta-feira (03/12), o consultor de segurança e idealizador do BOPE, Coronel Paulo Amendola, ministrou uma palestra sobre segurança pública no auditório da Faculdade Estácio Ceut.
Com o objetivo de dar atenção especial na questão de assaltos no entorno da instituição, ele frisou que a violência é um problema social."O ideal seria que não houvesse apenas a apreensão. Deveria também se acompanhar esses jovens que acabam indo para marginalidade, oferecendo emprego, se não for assim eles acabam voltando para a mesma realidade, sendo assim o motivo da violência é um conjunto de fatores e ações, em que a educação é um fator primordial", afirma o coronel.
Ao falar da segurança pública do estado, o Coronel disse que ficou surpreso ao assistir uma entrevista em que o governador eleito, Wellington Dias, fala que o Piauí têm poucos policiais. Em entrevista ao portal, ele falou sobre os números do estado."A polícia militar daqui é totalmente insuficiente para ter um policiamento ostensivo no estado. Há 5 anos atrás tinha 6.400 policiais, hoje têm 2.000 a menos do que há cinco anos depois. A policia civil precisa também crescer um pouco mais, investigando e tirando de circulação os marginais", diz.
O coronel, em entrevista, até mesmo recomendou a vinda de Tropas Federais para o estado e a criação de uma guarda municipal para Teresina. "A Força de Segurança Pública foi criada exatamente para isso, para ajudar na segurança dos estados em que o governador sente que polícia está impotente, ajudando a cooperar nas operações ostensivas, evitando, por exemplo a entrada de drogas no estado. A Guarda Municipal é um órgão de muita importante, eu coordenei por muito tempo na criação da Guarda do Rio de Janeiro, e ela ajudou muito na segurança. Eu até estranhei quando fiquei sabendo que aqui não têm uma Guarda Municipal, que resolveria muitos problemas aqui na cidade", comenta.
Quem compareceu no final da palestra foi o deputado federal eleito, Capitão Fábio Abreu, em que destacou que a polícia precisa melhorar, mas que também têm lados positivos. "O que acho importante que temos aqui é a questão do feedback que a polícia têm. Vamos investir a cada ano na qualificação dos agentes", falou o capitão.
Ainda em Teresina, o Coronel Paulo Amendola visitará órgãos e comandos de segurança do Piauí para somar forças e garantir segurança aos alunos e funcionários da faculdade.
fonte 180graus.com