sexta-feira, 26 de junho de 2015

Lobão cogita 4 partidos, mas não confirma desfiliação do PMDB


Lobão cogita 4 partidos, mas não confirma desfiliação do PMDB

Presidente da Câmara terá uma reunião neste fim de semana com membros do diretório municipal do PMDB,

O vereador Luiz Lobão (PMDB), presidente da Câmara Municipal de Teresina, revelou nesta sexta-feira (26), em entrevista a O DIA, que pelo menos quatro partidos já demonstram interesse em tê-lo como filiado - o PSDB, do prefeito Firmino Filho; o PP, do senador Ciro Nogueira; o PSD, do deputado federal Júlio César; e o PDT, do secretário de Turismo do Estado, Flávio Nogueira, que é suplente de deputado federal. 
Lobão, contudo, nega que já tenha batido o martelo para sua desfiliação do PMDB, e ressalta que ainda tem muito tempo para decidir seu destino político. "Eu vou ter uma reunião neste fim de semana com o deputado Themístocles Filho e com os membros do diretório municipal do PMDB. Só depois disso é que vou tomar alguma decisão. Por enquanto, não há nada decidido. Estão colocando o carro diante dos bois", afirma o vereador.
O vereador Luiz Lobão, presidente da Câmara Municipal de Teresina (Foto: Jailson Soares / O DIA)
No último 17 de junho, a Câmara Federal aprovou uma emenda à Constituição Federal que abre um período de trinta dias para que vereadores, deputados estaduais e deputados federais possam mudar de legenda sem correr o risco de perderem seus mandatos, sob acusação de infidelidade partidária.
Pela proposta, a janela migratória será aberta assim que a emenda for promulgada, o que deve ocorrer no próximo semestre. Antes disso, porém, o texto deve ser aprovado no Senado e em segunda votação pela Câmara. "Essa abertura [para mudança de partido] deve ocorrer em agosto. Até lá, eu tenho muito tempo. Ainda nem parei para pensar nisso. Estou focado nos trabalhos da Câmara", afirma.
Transparência - Lobão diz estar mais preocupado em realizar ações que aproximem o Legislativo da população, além de dar maior transparência à Casa.
"Só este ano, realizamos 14 audiências públicas itinerantes, em diversos bairros da capital. dando a oportunidade para que os teresinenses acompanhem de perto nosso trabalho, e possam cobrar dos gestores do município as obras e as necessárias melhorias nos serviços. Este é um dos principais papeis da Câmara - intermediar a relação entre o cidadão comum e os órgãos públicos", discorre Lobão.
Segundo o peemedebista, o Portal da Transparência ficou desatualizado por conta de um problema com a contratação de pessoal para o setor de tecnologia da informação. "Desde o último concurso, em torno de cinco analistas de TI já assumiram o cargo e depois deixaram, porque foram aprovados em outros concursos. Por isso nós tivemos um problema com a atualização do Portal da Transparência, mas tudo já está sendo atualizado. A dotação orçamentária e financeira, os contratos, as notas fiscais, os recibos, enfim, tudo está sendo disponibilizado no nosso site", conclui o vereador.

fonte portal o dia