sexta-feira, 12 de junho de 2015

Operação São João Seguro: 19 pessoas foram presas em todo o PI

Operação São João Seguro: 19 pessoas foram presas em todo o PI


No interior do Piauí, PRF e Polícia Militar montaram barreiras e apreenderam dezenas de veículos roubados. PRF investiga venda e consumo de anfetamina

o início da tarde desta sexta-feira (12/06), os secretário Daniel Oliveira (Justiça) e Fábio Abreu (Segurança), estiveram presentes na Academia de Polícia (Acadepol), onde em companhia de representantes da Polícia Militar, Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e da Força Nacional, deram detalhes e uma parcial do andamento da Operação São João Seguro, deflagrada na última quarta-feira (10) e que visa o combate à criminalidade no Estado do Piauí.
Operação São João Segura foi deflagrada em todo o Estado do Piauí e outros estados do Nordeste (Foto: Manoel José/O Olho)
De acordo com o secretário Fábio Abreu, a cidade de Teresina está há quatro dias sem registrar nenhum homicídio, o que garante a eficácia da operação. Para ele, o intuito básico da operação que acontece de maneira integrada é o de prevenir a população.
“Tivemos uma queda significativa quanto ao número de homicídios em Teresina. Já são quatro dias sem nenhum registro. Sobre a operação, já temos 10 pessoas presas na capital, além de 10kg de pasta base de cocaína apreendida”, afirma.
O secretário destacou ainda que a operação já realizou pouco mais de 2 mil abordagens, prendendo assim 10 pessoas em flagrantes, destes, seis estavam com mandado de prisão em aberto. “Tivemos 16 veículos apreendidos, 4 armas brancas, 13 carros recuperados e pouco mais de 2 mil abordagens”, ressalta.  
Há quatro dias nenhum homicídio foi registrado em Teresina (Foto: Manoel José/O Olho)
Todos os presos foram encontrados durante diligências na região do Grande Dirceu, zona Sudeste de Teresina. O secretário garantiu que as prisões estavam relacionadas à casos envolvendo homicídios, tráfico de drogas e receptação de veículos.
A operação São João Seguro acontece também em outros municípios do Estado do Piauí, como por exemplo, Bom Jesus, São Raimundo Nonato e Uruçuí, onde também houveram prisões e apreensões.
“Vários veículos foram apreendidos no interior do Piauí. Essa operação que acontece em todo o Nordeste é importante para nós porque estavamos nos adaptando e buscando realizar novas operações nesses moldes. É algo integrado entre os municípios e as forças policiais. Logo que encerrarmos essa etapa, vamos nos reunir e planejar a próxima”, finaliza Fábio Abreu.
Coronel Paulo de Tarso (Foto: Manoel José/O Olho)
POLICIAMENTO DO INTERIOR PRENDEU OUTRAS NOVE PESSOAS
O coronel Paulo de Tarso, comandante do policiamento no interior do Estado, detalhou como se deu a fiscalização nos municípios do Sul do Piauí. Segundo um balanço parcial apresentado por ele, 872 veículos foram abordados e fiscalizados. Além disso, cerca de 1500 pessoas foram abordadas nas divisas e barreiras montadas.
“Prendemos até agora nove pessoas, e continuaremos com essa perspectiva de prevenir as pessoas, principalmente agora com essa onda de assalto a bancos e caixas eletrônicos. Vamos aumentar as fiscalizações nas barreiras e contamos com a ajuda da Polícia Civil, que é a responsável pela execução dos procedimentos legais”, lembra.
MESMO SEM APARATO HUMANO, PRF ATUA NO MATOPIBA
O inspetor Almir Bílio, representante da Polícia Rodoviária Federal do Piauí (PRF-PI), participou da coletiva e destacou o trabalho da corporação dentro da operação. Segundo ele, a PRF há tempos vem atuando de maneira integrada com outras forças e devido a isso, o Piauí tem se destacado como exemplo para as demais federações do país.
“Isso já faz parte do nosso comando estratégico. Trabalhamos de maneira integrada com outras forças. Estamos atuando com pouca mão de obra humana, precisamos de mais gente para atuar nos limites do Estado”, afirmou.
Inspetor Almir Bílio (Foto: Manoel José/O Olho)
Almir destacou que a região Sul do Piauí, o Norte do Tocantins e o Nordeste da Bahia, é onde mais se registra a presença de veículos roubados. Segundo ele, ainda existe uma pequena fiscalização nessas regiões, mas a baixa quantidade de policiais para montarem barreiras e posto de fiscalização, impede um trabalho mais efetivo.
“Precisamos de mais mão de obra humana para atuarmos com mais eficácia nos rincões do Piauí. Não temos ainda uma estrutura mais robusta, mas fazemos o que está ao nosso alcance”, finaliza.
PRF APREENDE TRÊS CAMINHONEIROS COM ANFETAMINA
O inspetor confirmou ainda que a PRF abordou três caminhoneiros na mesma noite e apreendeu comprimidos de anfetamina.
As abordagens ocorreram no município de São João da Fronteira, divisa do Piauí com o Ceará.
SECRETARIA DE JUSTIÇA GARANTE ACOMODAÇÃO DOS PRESOS
O secretário Daniel Oliveira, titular da Secretaria Estadual de Justiça, afirmou que pela primeira vez a Sejus participa de uma operação integrada com as demais forças policiais. Ele garantiu que a Secretaria está dando totais condições para a Polícia Civil acomodar os presos.
Secretário de Justiça Daniel Oliveira (Foto: Manoel José/O Olho)
“Pela primeira vez estamos trabalhando de forma integrada com a Secretaria de Segurança e com as demais forças policiais. Estamos dando total apoio e estamos organizando um relatório com a situação dos presos para encaminharmos ao poder judiciário”, garante.
SEJUS MONITORA 100 PRESOS COM TORNOZELEIRA
Uma das formas de garantir mais vagas no sistema prisional do Estado, é implementando a tornozeleira eletrônica em alguns presos. Atualmente, a Sejus monitora aproximadamente 100.
“Estamos monitorando 98 presos com tornozeleira e ainda não tivemos nenhuma alteração. Inclusive essa semana recapturamos mais três presos que haviam fugido das unidades prisionais. Sem a tornozeleira nós teríamos mais 100 presos dentro dos presídios, sufocando ainda mais nossa situação”, diz.
MAIS VAGAS NO SISTEMA PRISIONAL
Por fim, Daniel Oliveira garantiu que em curto tempo novas vagas surgirão no sistema prisional do Estado. Um dos locais é a Casa de Custódia, onde a Sejus está finalizando a ampliação de dois pavilhões. Além disso, a unidade de Campo Maior também deverá disponibilizar pouco mais de 140 vagas.
“Estamos conversando com o juiz e a promotoria da cidade para que possamos concluir as obras do presídio de Campo Maior. Falta um entendimento, mas acredito que no máximo em um mês essa situação esteja resolvida. A penitenciária de Altos também é uma solução a curto prazo”.
Major Veloso (Foto: Manoel José/O Olho)
CORPO DE BOMBEIROS FECHA CASAS DE SHOW EM TERESINA
A operação São João Seguro também conta com a participação do Corpo de Bombeiros. O major Veloso, representante da instituição durante a coletiva, lembrou que seis estabelecimentos foram notificados em Teresina, entre eles, casas de shows que não apresentam sinalização necessária e obrigatória.
“Interditamos uma casa de show na zona Norte de Teresina e notificamos outros cinco estabelecimentos. Os principais problemas detectados são a falta de iluminação adequada, falta de extintores de incêndio e de saídas de emergência”, revela.
Ele informou ainda que os locais não haviam autorização do Corpo de Bombeiros para realizarem ampliação e não tinham liberação. “Estão sujeitos a multa ou interdição caso não cumpram o prazo de dez dias para legalizarem sua situação”, conclui.

fonte portal o olho