segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Firmino: projeto da Câmara é harmônico com Plano Diretor do Transporte


Firmino: projeto da Câmara é harmônico com Plano Diretor do Transporte

Prefeito diz que melhorias vão 'racionalizar o sistema', evitando encarecimento da tarifa.

O prefeito Firmino Filho (PSDB) voltou a defender nesta segunda-feira (9) o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana de Teresina, cujas diretrizes estão sendo gradativamente implantadas na capital pela Prefeitura.
O tucano ressaltou que o novo projeto de lei que prevê a climatização dos ônibus, apresentado na semana passada por vereadores da capital, está em conformidade com o plano diretor. 
Segundo Firmino, as medidas previstas no PL não devem acarretar um aumento extra no valor da tarifa de ônibus, pois estão previstas várias melhorias que devem "racionalizar o sistema".
O prefeito cita o asfaltamento de todas as vias públicas que correspondem a linhas do transporte coletivo, a construção dos terminais de integração e a implantação de mais corredores exclusivos para os ônibus.
A Prefeitura destaca que, com a pavimentação das ruas, os veículos sofrerão menos danos, diminuindo os gastos com manutenção dos consórcios que atuam no setor.
Além disso, as faixas exclusivas e os terminais de integração devem proporcionar mais agilidade aos trajetos dos ônibus, reduzindo o consumo de combustível. 
Serão construídos oito terminais no total, sendo dois em cada região (zonas sul, leste, norte e sudeste). As linhas serão divididas em alimentadoras, que vão dos bairros mais periféricos até os terminais, e as troncais, que vão dos terminais de integração até o centro. 
A Prefeitura, contudo, reconhece que para não haver um encarecimento do sistema a climatização só poderá ser implantada nos veículos que farão as linhas troncais.
O terminal do Livramento, na zona sudeste, é o mais adiantado, e a previsão é que ele seja entregue em janeiro de 2016. 
Por outro lado, o que deve demorar mais tempo para ser concluído é o que ficará no bairro Parque Piauí, onde está havendo um imbróglio entre a Prefeitura e os moradores, por conta da necessidade de serem derrubadas quase cem árvores.
Firmino pega ônibus
Na manhã desta segunda-feira, o prefeito Firmino Filho fez de ônibus o percurso entre sua casa e o Palácio da Cidade, sede do Executivo municipal, localizada em frente à Praça da Bandeira.
O tucano disse ter esperado apenas cinco minutos na parada, e o trajeto foi feito em 21 minutos.
Projeto de lei da Câmara
O novo projeto de lei que prevê a climatização da frota foi apresentado em conjunto por vários vereadores da Câmara de Teresina, uma semana após outra matéria, de autoria da vereadora Cida Santiago (PHS), ter sido derrubada por 11 votos a 10. 
A rejeição do PL de Cida, que previa a climatização de 100% da frota, repercutiu negativamente entre a população teresinense. Pressionados, os vereadores que votaram contra a matéria apressaram-se em divulgar notas ressaltando serem favoráveis à climatização, e apresentaram o novo projeto - considerado mais "realista" e harmônico com o Plano Diretor de Transporte e Mobilidade Urbana.

fonte portal o dia