Aluna da escola do estado conquista o segundo lugar geral para Medicina na UFPI
Durante toda sua vida escolar, o estudante se prepara para um grande momento decisivo: o vestibular. Com a aluna Gabriela Soares de 18 anos, não foi diferente. Ela acaba de passar para medicina na Universidade Federal do Piauí (UFPI) e como se não bastasse a conquista da vaga, Gabriela também conseguiu a 2° posição no resultado geral para o curso.
Tendo feito todos os três anos do ensino médio na Unidade Escolar Francisco Sales Martins, localizada no município de Castelo do Piauí, Gabriela conta que boa parte do seu dia era destinada aos estudos. "Contando com as horas de estudo na escola, ao todo, eu dedicava em torno de 9 horas para o estudo. Sempre quis fazer medicina, era meu sonho desde pequena, sabia que se quisesse passar teria que me esforçar", afirma.
O esforço compensou. Não só a aluna passou para Medicina na UFPI, como também passou para medicina na Universidade Federal do Ceará (UFC), sua 2° opção. "Vou cursar na UFPI, mas mesmo assim fiquei muito feliz, quando vi as notas de corte percebi que tinha chance e mesmo assim quando saiu o resultado, quase não acreditei. É um sonho, meus pais e amigos estão todos muito felizes e orgulhosos, a família inteira esta em festa", comemora.
Fazendo o ENEM desde o 1° ano do ensino médio como um treinamento para quando ela fizesse a prova no último ano de ensino médio, Gabriela desenvolveu sua própria tática para a realização das provas. "Quando fiz as provas, dei bastante atenção à redação, depois que a fiz ainda cheguei a revisá-la também dei atenção maior às questões de ciências da natureza, que tem bastante peso para o curso que eu queria".
Gabriela conta que criou seu próprio plano de estudos, de forma que conseguisse criar uma melhor maneira de se preparar para o vestibular. "Eu fiz meu próprio horário de estudos, separando os horários dedicados a cada matéria. Tenho vários livros de ensino médio e estudei todos eles. Nos fins de semana, já me dedicava a refazer antigas provas e escrever redações".
A Diretora da Escola, Maria Lucineide, afirma que Gabriela sempre foi uma excelente aluna. No ano passado, quando ela estava apenas no 2° ano do ensino médio, passou para odontologia na UFPI, mas por não ter concluído o ensino médio e não ser o curso que ela realmente queria, escolheu esperar. "Essa é a primeira vez que um estudante nosso passa para medicina, logo, essa felicidade é duplicada".
Além de Gabriela, outro destaque nas aprovações na Unidade Escolar Francisco Sales Martins ficou com Wermeson Rocha da Silva, aprovado em 1° lugar pelas cotas para Ciência da Computação na Universidade Federal do Ceará (UFC). "A Nossa maior felicidade, como educadores é ver o aluno sair da nossa escola e ir direto para a universidade, vê-los continuar estudando", garante a diretora.