sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Aeroportos de Picos e São Raimundo Nonato ganham Carros Contraincêndio

Aeroportos de Picos e São Raimundo Nonato ganham Carros Contra incêndio

Os veículos vão ser utilizados em operações de salvamento e combate a incêndios e em situações de acidentes aeronáuticos.



Os aeroportos de Picos e São Raimundo Nonato, na região Sul do estado, vão ser contemplados com a entrega de Carros Contraincêndios (CCI), dentro do Programa de Aviação Regional da Presidência da República, desenvolvido pela Secretaria de Aviação Civil (SAC), em parceria com a Secretaria de Estado dos Transportes (Setrans-PI).
Os veículos serão utilizados em operações de salvamento e combate a incêndios, em situações de acidentes aeronáuticos nas proximidades do aeroporto, bem como no atendimento aos critérios estabelecidos na legislação do Plano Contraincêndio e Emergência em Aeródromos.
Os dois veículos estão orçados em R$ 2.184.440, recursos do governo federal, por meio da Secretaria de Aviação Civil (Secretaria de Aeroportos), com o empenho do trabalho parlamentar do senador Ciro Nogueira e da deputada federal Iracema Portella, em parceria com a Setrans-PI.
O secretário de Estado dos Transportes, Guilhermano Pires, destacou a importância da aquisição para os municípios. “Esses veículos vão garantir mais segurança, tanto para usuários, quanto para quem trabalha nos aeroportos. Além de assegurar a prevenção, salvamento e o combate a incêndios, vamos possibilitar o desenvolvimento da infraestrutura aeroportuária regional, garantindo um alto padrão de serviço para a população local”, pontuou o gestor.
Carros Contraincêndios( Foto: Divulgação)
A superestrutura e os equipamentos de combate a incêndio dos veículos foram fabricados de acordo com as Normas Brasileiras e legislação do Denatran/Contran. Os Carros Contra incêndio (CCI) têm capacidade para armazenar 3.000 litros d’água, com alcance do canhão superior de 58m e do canhão inferior de 46m.
Dentre as características dos veículos, estão a capacidade de desenvolver rápida aceleração e alta velocidade; grande mobilidade em pistas normais ou em condições adversas de terreno e tempo; tração em todas as rodas e pneus adequados às condições adversas, de modo a proporcionar o melhor nível de atuação em terrenos acidentados ou em regiões onde há lama; dentre outras.
Os veículos serão entregues oficialmente na primeira semana de outubro. No dia 04 será entregue o veículo para o aeroporto de Picos e no dia 05 será a vez do aeroporto de São Raimundo Nonato.

fonte http://www.piaui.pi.gov.br