Servidores da Agência de Tecnologia da Informação do Piauí (ATI-PI) vestiram a cor da campanha mundial contra o câncer de mama nesta sexta-feira (14), aderindo desta forma ao Outubro Rosa. O objetivo da ação é despertar o interesse do público feminino para a importância da prevenção, diagnóstico precoce e o tratamento da enfermidade.
Atualmente o Estado conta com o programa Amigos do Peito, que já percorreu mais de 70 municípios atendendo cerca de seis mil mulheres. O projeto dispõe de dois caminhões equipados com mamógrafos e conexão de internet. “Assim todos os exames de mamografia realizados através deste projeto no interior do Piauí podem ser transferidos rapidamente para uma Central de Laudo, numa integração entre a área da saúde e a de tecnologia”, conta Avelyno Medeiros, diretor-geral da ATI.
A campanha visa reduzir, através da conscientização sobre o câncer de mama, as estatísticas de mulheres com a doença. O símbolo do Outubro Rosa é o laço de mesma cor e durante este mês é possível ver monumentos, prédios públicos, pontes, entre outros, iluminados neste tom de cor. Ações para alertar as mulheres sobre o autoexame e a prevenção acontecem em diversas pastas do Governo como Sesapi, Seplan, Ceapi, Penitenciária Feminina e ATI durante todo o mês.