sábado, 8 de outubro de 2016

HUT inicia as comemorações da VIII Semana da Criança na Clínica Pediátrica

HUT inicia as comemorações da VIII Semana da Criança na Clínica Pediátrica


Com uma programação especial o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) iniciou hoje (07) as comemorações da sua VIII Semana da Criança na Clínica Pediátrica. Decorada especialmente para as atividades da Semana a brinquedoteca do HUT foi palco para a exposição dos brinquedos confeccionados a partir de produtos recicláveis por meio do projeto Esperança. Veja a programação completa ao final desta matéria. 
Desenvolvido e executado pela técnica de enfermagem do HUT, Rose Fellipe, os brinquedos são confeccionados pelas próprias crianças e seus pais. “É muito gratificante ver as crianças e os pais envolvidos na produção desses brinquedos. Ajuda muito as crianças a tirarem o foco da doença e a aceitarem melhor o tratamento. Depois cada criança fica com o brinquedo que ela mesma construiu. Eles adoram!”, destacou Rose.
Já Rosemeire Santos que acompanha a filha, D. C. L., de 4 anos, da cidade de Santa Luzia do Titi, no Maranhão, internada há 15 dias para tratar uma pneumonia grave, disse que a festa de abertura da Semana da Criança deixou sua filha muito feliz. “É muito bom ver minha filha sorrindo de novo, pois tem dia que ela fica muito triste. Essas festas vão ajudar a gente esquecer um pouco o tratamento”, comentou a mãe.
Para Manoela Coutinho, gerente de enfermagem da Pediatria do HUT, as atividades programadas para as crianças ajudam a minimizar o desconforto da internação e a diminuir o estresse dos pais e acompanhantes. “Esses momentos são importantes para quebrar a rotina do hospital e diminuir a ansiedade dos pais e pacientes. Essa tensão pode dificultar muito o processo de internação e acaba atrapalhando na recuperação”, explicou.

Até o dia 15 de outubro cerca de 30 crianças, acompanhadas de seus responsáveis, irão participar de várias atividades como oficinas, pinturas, brincadeiras, manhã de sol, passeio ao zoobotânico e apresentações como a do teatro de bonecos da Companhia do Riso e contação de histórias com o projeto Ler Brincando, da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves (FMCMC).

fonte cidadeverde.com