Na manhã da última sexta-feira (20), Policiais lotados no 3º Batalhão de Polícia Militar de Floriano participaram de uma palestra sobre Isolamento e Preservação de Local de Crime. O evento, realizado no Auditório do Centro Estadual de Educação Profissional Calisto Lobo (CEEP), foi conduzido pela Aspirante a Oficial PM Renata, que falou sobre a importância de preservar um local de crime, garantindo a sua integridade, para a colheita de vestígios que fornecerão os primeiros elementos à investigação. A palestra também foi proferida durante a parada matinal de segunda-feira (23) para os policiais da 3ª Cia/3ºBPM, em Canto do Buriti.
Segundo o Comando do 3º BPM, a Palestra realizada visa ao cumprimento da programação da Nota de Instrução N°001/3°BPM/2017, que trata sobre o Nivelamento Procedimental dos Policiais Militares lotados naquela Unidade Militar, bem como especificamente padronizar o atendimento policial às ocorrências com vítimas.
Na ocasião, ressaltou-se que a primeira providência a ser adotada pelo primeiro agente de segurança pública que chegar ao local do crime, em havendo vítima, é a de verificar se a vítima ainda se encontra com vida, através dos conhecimentos em primeiros socorros adquiridos durante o curso de formação policial, a fim de que possa ser providenciado o devido socorro. Caso a vítima já se encontre sem vida, os policiais deverão isolar o local até a chegada da polícia judiciária e da perícia legal.
Dessa forma, a Palestra contribuiu para fomentar a importância do correto isolamento do local de crime, que irá determinar o sucesso da perícia, bem como padronizar os procedimentos adotados pelos policiais militares lotados no 3º BPM.