domingo, 11 de junho de 2017

Mão Santa se diz enojado depois que TSE absolveu a chapa Dilma-Temer

Mão Santa se diz enojado depois que TSE absolveu a chapa Dilma-Temer

Mão Santa, o primeiro governador a ser cassado na história do Brasil se diz “ enojado com a política brasileira” mediante TSE ter absolvido a chapa Dilma-Temer. Francisco de Assis Moraes Souza teve seu mandato de governador cassado em 2001 por crime eleitoral e abuso de poder econômico.
O TSE, na época acatou as acusações de compra de votos e abuso de poder econômico durante a campanha eleitoral que resultou na reeleição de Mão Santa em 1998.
A distribuição de medicamentos, anistia de contas de água , veiculação de propaganda dos feitos da administração estadual com os nomes "SPA santo", "sopa na mão", "luz santa" e "propaganda dar as mãos" foram alguns dos atos de Mão Santa considerados crimes eleitorais.
Na época, para se cassar um mandato era muito difícil, pois era necessário provar que as condutas descritas tinham potencialidades de interferir na lisura do pleito eleitoral.
Com a adoção da Lei da Ficha Limpa em 2010, isso foi mudando. Foi estabelecido que para a configuração do abuso do poder, não será mais considerada a potencialidade de o fato alterar o resultado da eleição, mas apenas a gravidade das circunstâncias que o caracterizam.
Mesmo com a cassação, Mão Santa foi eleito senador em 2002. Atualmente, o político está no Solidariedade e é prefeito na cidade de Parnaíba.

fonte /www.portalaz.com.br