Detentos recebem palestra sobre saúde bucal em São Raimundo Nonato
Entre 2015 e 2017, a Secretaria de Justiça abriu 13 novos consultórios odontológicos
A gerência da Casa de Detenção Provisória Dom Inocêncio Lopez Santamaria, em São Raimundo Nonato, realizou palestra, voltada aos internos da unidade, tratando sobre cuidados com a saúde bucal.
Entre os pontos abordados na palestra, a importância da escovação regular dos dentes e atenção geral à higiene da boca, incluindo frequência ao dentista.
A saúde bucal no sistema prisional tem sido uma preocupação constante para Secretaria de Justiça do Estado, que, de 2015 a 2017, abriu 13 consultórios odontológicos em unidades penais.
Desde então, mais de 12 mil procedimentos básicos relativos à saúde bucal de detentos e servidores já foram realizados, como exames clínicos, profilaxias e raspagens, restaurações e exodontias.
"Além de garantir atenção à saúde do preso, estamos, assim, evitando motivos de distúrbios na unidade, ao assegurar esse direito ao interno", comenta José de Melo, gerente do presídio.
A Casa de Detenção de São Raimundo Nonato foi o primeiro presídio contemplado com a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde das Pessoas Privadas de Liberdade no Sistema Prisional (PNAISP).
Desse modo, a unidade conta com equipe formada por médico clínico geral, psiquiatra, psicólogo, assistente social, enfermeiro, técnico de enfermagem, dentista e auxiliar de saúde bucal.