Rios Poti e Parnaíba atingem cota de alerta em Teresina e Luzilândia, diz CPRM
Foto: Roberta Aline
Um novo boletim divulgado pela Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM) às 18h desta quarta-feira (3), mostra que o nível do Rio Parnaíba atingiu a cota de atenção em Teresina. Em Luzilândia, de acordo com a CPRM, o nível já é de alerta.
De acordo com o boletim, a previsão para Luzilândia nas próximas 12 horas é que o Rio Parnaíba chegue a 5.01 metros. Em Teresina, para as próximas 8 horas, o nível provavelmente atingirá 4.83 metros. Em Floriano, a situação ainda é de normalidade.
Segundo a CPRM, o Rio Poti neste momento requer mais atenção já que pode bater os 9 metros em Teresina nas próximas 8 horas. O nível já é de alerta, segundo informa o boletim da Companhia.
O aumento das águas em Teresina - incluindo o Rio Parnaíba e lagoas da zona Norte - fez a prefeitura tomar a decisão de decretar emergência nesta quinta. Algumas famílias da Vila Apolônia, na zona Norte, já estão ilhadas e precisam utilizar canoas para saírem de casa.
A cidade amanheceu de baixo uma forte chuva. Vários pontos da capital ficaram alagados e os teresinenses sofreram com os transtornos.
A Defesa Civil Municipal está em estado de atenção e considera o estado de alerta para as populações ribeirinhas. 56 áreas de risco estão sendo monitoradas em toda a cidade, sobretudo na zona Norte. Nos últimos 15 dias foi registrado um acumulado de chuva de 500 mm.
Nível Rio Parnaíba em Luzilândia