segunda-feira, 27 de maio de 2019

Elevação da expectativa de vida do piauiense é uma das principais metas do PPA

Elevação da expectativa de vida do piauiense é uma das principais metas do PPA

Elaboração do Plano Plurianual foi tema de encontro de gestores nesta segunda (27).

Jorge Bastos
Governador trata com equipe sobre elaboração do PPA (Jorge Bastos)
O governador Wellington Dias reuniu-se, nesta segunda-feira (27), no Palácio de Karnak, com técnicos da Macroplan e gestores da Seplan, SAF, Sesapi, Seduc, Sefaz, Sasc, Semar, Seinfra, Sedet, Setrans e Emater. Em pauta, a elaboração do Plano Plurianual (PPA) e as principais metas a serem alcançadas até o ano de 2030.
Um dos principais desafios é elevar a expectativa de vida do piauiense. A meta é chegar, a partir de ações integradas de saúde, educação e segurança, a uma expectativa de vida de pelo menos 76,6 anos, mesma velocidade atingida por Alagoas entre 2007 e 2017. Seguindo a variação da última década registrada pelo estado de Pernambuco, o maior com crescimento no período, o Piauí poderá chegar a 77,5 anos.
Dentro da meta de aumentar a expectativa de vida, alguns objetivos foram traçados: chegar em 2030 com 72% da população adulta com 18 anos ou mais com ensino fundamental completo; aumentar em 50% a renda domiciliar; triplicar o acesso a saneamento adequado; fazer com que nenhum município apresente Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) abaixo de 0,7.
O PPA é elaborado pela Secretaria do Planejamento com a colaboração da Macroplan, empresa contratada para prestar consultoria na metodologia de gestão orientada para resultados. “Como é um método que está sendo implantado agora no estado, procuramos uma assessoria especializada na área. A Macroplan capacitará as equipes dos órgãos estaduais para que cada um elabore o seu plano de trabalho”, esclareceu a superintendente de Planejamento Estratégico da Seplan, Rejane Tavares.
Segundo o diretor da Macroplan, Gustavo Morelli, o maior desafio é pensar o Piauí para além dos próximos quatro anos. “A discussão de hoje foi em torno de quais são os principais objetivos para o Piauí de 2030. O PPA fica pronto em setembro, quando precisará ser validado para que possamos começar a executar a partir de janeiro do próximo ano. Enquanto isso, os órgãos farão os planos de trabalho e a orientação é que cada setor defina bem quais são as prioridades que atendam as metas que o estado pretende alcançar”, afirmou Gustavo.
“O PPA é a base para o orçamento e diretrizes do Estado. Neste ano, temos metas a serem cumpridas principalmente na área da educação, como a redução do abandono, evasão escolar e reprovação dos alunos; na saúde, reduzindo mortalidade infantil, de gestante e no trânsito; na economia, promovendo a infraestrutura necessária de rodovias, aeroportos e gerando renda para a população. É o que vai permitir com que alcancemos em 2022 o alto IDH e em 2030 uma alta expectativa de vida”, destacou Wellington Dias.
Autoria: Lorenna Costa e Aline Medeiros
Reunião com gestores sobre elaboração do PPA


Reunião com Técnicos da MACROPLAN


Reunião com Técnicos da MACROPLAN


Reunião com Técnicos da MACROPLAN

fonte http://www.pi.gov.br