sexta-feira, 5 de julho de 2019

PGJ inaugura nova sede das Promotorias de Justiça de Picos

PGJ inaugura nova sede das Promotorias de Justiça de Picos

Pessoas de pé sorrindo

“Estas paredes e vidraças não constituem apenas uma sede moderna e bem estruturada, totalmente adaptada às necessidades ministeriais; elas consubstanciam nossos sonhos, são um símbolo da nossa capacidade de agir e de construir. É com alegria e gratidão que entrego aos Promotores de Justiça e aos cidadãos de Picos este novo lar”, disse o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, durante a cerimônia de inauguração da nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça de Picos. 

Pessoas de pé ao lado de uma placa de inauguração

A cidade de Picos, localizada na região centro-sul do Piauí, é considerada um dos mais importantes entroncamentos rodoviários do Nordeste. A partir do município é possível dirigir-se aos estados da Bahia, Ceará e Pernambuco. O comércio é importante atividade econômica em Picos. Foi nessa relevante cidade que o procurador-geral de Justiça do Piauí, Cleandro Moura, inaugurou a nova sede do Núcleo das Promotorias de Justiça. A solenidade foi realizada na manhã desta quinta-feira, 4 de julho.

Pessoas de pé hasteando bandeiras
Pessoas de pé hasteando bandeiras
Pessoas de pé atrás de uma mesa

A cerimônia de inauguração iniciou no auditório da nova sede. Em seguida, as autoridades foram convidadas a dirigir-se à parte externa, para o hasteamento das bandeiras do Brasil, do Piauí e do Ministério Público do Piauí, acompanhado da execução Hino Nacional, pela banda de música Maestro Antônio Lélis. Logo após, ao retornarem ao auditório, o chefe do Ministério Público do Piauí assinou o ato PGJ nº 931/2019, que regulamenta a criação e o funcionamento das Secretarias Unificadas no âmbito da instituição ministerial.

Pessoa sentada escrevendo
papel sobre uma mesa

Ato assinado, tiverem início os pronunciamentos. O promotor de Justiça Maurício Verdejo, titular da 6ª Promotoria de Justiça de Picos e diretor do Núcleo de Picos, falou representando todos os promotores que atuam na comarca. “É uma conquista e um avanço grandioso”, disse o promotor de Justiça Maurício Verdejo. “Agradecemos ao nosso procurador-geral por essa obra”, continuou ele.

A Subprocuradora de Justiça Administrativa e Procuradora-Geral de Justiça nomeada, Carmelina Moura, desejou sucesso e muitas bênçãos aos servidores e membros que agora possuem uma nova estrutura de trabalho. Já a promotora de Justiça Cléia Fernandes, secretária-geral do Ministério Público, comentou sobre a importância do ato que criou as secretarias unificadas.

Foto da fachada do prédio das Promotorias de Justiça de Picos

Terminados os pronunciamentos, o procurador-geral de Justiça, acompanhado de demais autoridades, desenlaçou a fita inaugural e descerrou a placa histórica.

O novo prédio que abriga as Promotorias de Justiça de Picos está localizado na Avenida Helvídio Nunes, nº 1782, bairro Cata Vento. Com mais de 845 metros quadrados de área, a sede possui uma ampla recepção, nove gabinetes para os promotores de Justiça, quatro secretarias, duas salas para distribuição de processos, duas baterias de banheiros para o público externo, dois banheiros acessíveis, um refeitório e um auditório, que comporta até 50 pessoas.

Fotos da fachada do prédio das Promotorias de Picos


Treinamento

Depois da cerimônia de inauguração, os servidores das Promotorias de Justiça de Picos participaram de um treinamento sobre o funcionamento das Secretarias Unificadas. A capacitação foi dividida em duas partes.

Pessoas sentadas assistindo um treinamento
  
A primeira, composta por duas palestras ministradas pelas promotoras de Justiça Cléia Fernandes e Débora Aragão, coordenadora do GSI (Gabinete de Segurança Institucional) e Assessora de Planejamento e Gestão. Já a segunda parte foi ministrada pelos servidores José Lustosa, da distribuição de 1º Grau; Daniel Marques, do Protocolo-Geral; e Maciel Martins, da CTI (Coordenadoria de Tecnologia da Informação).

Pessoas de pé
Pessoas de pé

Os cinco palestrantes falaram sobre temas diversos, como a gestão documental, segurança da informação, organização e gestão administrativa, distribuição e a utilização do SIMP (Sistema do Ministério Público). O objetivo da criação das Secretarias Unificadas é otimizar as rotinas por meio da padronização de procedimentos administrativos.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI