No período de 18 a dia 21 de maio, a Polícia Militar realizou Operações, intensificou o policiamento na Capital e Interior do Estado por meio das abordagens, resultando na orientação a 3.500 pessoas e averiguações a 3.200 veículos.
Além de rondas ostensivas e blitz ocorridas através das Operações Planejadas da PMPI em Teresina, a Patrulha Maria da Penha realizou cinco visitas a mulheres que possuem medida preventiva. Dezessete autos de infração de trânsito foram feitos, sete estabelecimentos foram fechados por funcionamento irregular e as filas de lotéricas foram organizadas respeitando a distância mínima recomendada pelos órgãos de saúde. As ações foram comandadas pela CGO, CPM II e CPE, sendo realizadas pelo BOPE, BPRONE, BPA, EIPMON, 1º BPM, 5º BPM, 8º BPM, 13º BPM, 17º BPM com o objetivo de evitar aglomerações de pessoas e assim combater disseminação da COVID-19.
Na quarta-feira (20), na Av. Principal do Conjunto Porto Alegre, a CIPTRAN e o BPRE realizaram lavratura de um termo circunstanciado de ocorrência e onze autuações de condutores, por estarem sem equipamentos de segurança e/ou sem licenciamento e CNH.
No decorrer da semana, as guarnições da PMPI atuaram nas Barreiras Sanitárias no Posto Retiro SEFAZ localizado em Cajueiro da Praia com Chaval-CE, Posto Fiscal de Pipocas na Divisa de Acauã-PI com Afrânio-PE, Posto Fiscal Cova Donga, Posto Fiscal de Jacarandá em Cocal da Estação com Viçosa-CE, e Posto Fiscal SEFAZ Lagoa Seca, onde foram feitos questionamentos aos condutores e a desinfecção dos veículos oriundos de outras Cidades e Estados.
As medidas preventivas foram realizadas nas entradas das Cidades de Pedro Laurentino, Avelino Lopes, Picos, Floriano, Cocal da Estação, Colônia do Gurgueia, Manoel Emídio, Alvorada do Gurgueia, Eliseu Martins, Joca Marques, São Miguel do Tapuio e Santa Rosa do Piauí, onde transeuntes e comerciantes, foram orientados sobre as medidas que devem adotar nesse período de pandemia.
Em Castelo do Piauí, a 4ª Companhia do 15º BPM e a Secretaria de Saúde e Vigilância Sanitária da Cidade, realizaram barreira sanitária, bem como blitz no portal da cidade com o intuito de recomendar que a população permaneça em casa e evite a circulação desnecessária. As guarnições da 3ª CIA/12°BPM deram apoio à equipe de saúde na barreira sanitária na Ponte de Luzilândia que interliga o Piauí ao Maranhão e ainda nas Cidades de Matias Olímpio e Joaquim Pires.
E os GPMs de Marcos Parente e Landri Sales realizaram lavratura de um TCO em desfavor de um indivíduo por infringir determinação do Poder Público para impedir propagação de doença contagiosa. O homem que retornou do Estado do Maranhão, descumpriu o período de quarentena e transitava nas ruas do Município de Marcos Parente.
Em Oeiras, a 1ª CIA/14º BPM deu apoio à equipe da Agência Nacional de Transportes Terrestres na interdição com aplicação de multas a empresas clandestinas no Terminal Rodoviário. O mesmo fato ocorreu em Picos, com a interdição dos locais de vendas de passagens para os ônibus irregulares e ainda foi feita a abordagem a um ônibus de São Bernardo do Campo que tinha como destino a Cidade de Picos-PI.
fonte http://www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
Fotos: PMs/Unidades