Foto: Roberta Aline
A Superintendência Municipal de Transporte e Trânsito (Strans) concluiu o plano para o rodízio de veículos em Teresina, mais uma medida que poderá ser adotada para combater o avanço da covid-19 na capital. Ainda não há decreto da Prefeitura.
O estudo foi solicitado pelo prefeito de Teresina, Firmino Filho (PSDB), que já anunciou a possibilidade de decretar o rodízio de carros como forma de forçar o isolamento social.
O superintendente Municipal de Transporte e Trânsito, Weldon Alves Bandeira informou ao portal portal, na manhã desta sexta-feira (15), que o plano já está pronto e aguarda um posicionamento do prefeito.
Segundo Weldon Bandeira o rodízio de Teresina funcionará nos mesmos moldes de São Paulo. Os veículos com placa de final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares. Os carros com placas que terminam em número ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos outros dias.
"A fiscalização seria nas pontes e avenidas", disse Weldon Bandeira. As apreensões de veículos ocorreriam caso o condutor resista a retornar para casa. Mas veículos só poderão circular com até três ocupantes.
A ideia do rodízio é restringir ainda mais a circulação de pessoas, principalmente quando o isolamento social tem ficado abaixo dos 50% , valor mínimo considerado satisfatório para diminuir a propagação do coronavírus.
Pelo plano da Strans, os profissionais que prestam serviços considerados essenciais poderão circular pela cidade, independentemente do número da placa do seu veículo.
Neste primeiro momento, ficarão de fora também os 250 mil motoqueiros cadastrados na Strans.
Como funcionaria o rodízio em Teresina:
Atingiria - 260 mil veículos
Os veículos com placa de final par (0, 2, 4, 6 e 8) só poderão circular nos dias pares. Os carros com placas que terminam em número ímpar (1, 3, 5, 7 e 9) poderão circular nos outros dias.
Levantamento da Strans constatou que o principal destino é o Centro
As avenidas mais movimentadas são:
Miguel Rosa
João XXIII
Maranhão
Frei SerafimAtualmente 50% da frota de veículos em Teresina está circulando