segunda-feira, 8 de junho de 2020

Representante do MPPI participa de programação virtual alusiva ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência

Pessoas reunidas durante reunião virtual. Diversos quadros numa tela. Cada um deles têm o rosto de uma pessoa

Representando o Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI), a promotora de Justiça e coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes, participou nesta segunda-feira (9) da programação virtual alusiva ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência, organizada pela Secretaria de Estado para Inclusão da Pessoa com Deficiência (Seid) e pelo Conselho Estadual de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência (Conede-PI).

O Dia Estadual da Pessoa com Deficiência é comemorado em 9 de junho. No Piauí, a data foi criada a partir da lei nº 5.341, de 29 de outubro de 2003, e visa homenagear as pessoas com deficiência do Estado. O mesmo dia também é festejado pela criação da Seid e do Conede-PI.

“O encontro foi marcado pela união de órgãos que estão sempre presentes no processo de formação e efetivação de políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência. Na oportunidade, reforçamos o compromisso que temos, no MPPI, com a fiscalização da garantia da inclusão da pessoa com deficiência em diversos âmbitos sociais, para que todos tenham melhorias na qualidade vida”, destacou a promotora durante o evento. ⁣

Na ocasião, a promotora também apresentou como o MPPI atua na defesa dos direitos da pessoa com deficiência. “Conduzidos pela nossa procuradora-geral de Justiça, Carmelina Moura, que também é presidente do Grupo Nacional de Direitos Humanos (GNDH), o Caodec, a 28ª Promotoria de Justiça de Teresina - especializada na defesa das pessoas com deficiência e das pessoas idosas- e os promotores de Justiça de todo o Piauí trabalham para conscientização dos direitos inerentes à pessoa com deficiência, acompanham a atuação dos Conselhos de direitos desse segmento e fazem a fiscalização de diversas ações direcionadas à defesa dos direitos das pessoas com deficiência”, complementou.

Representantes de diversas instituições e dos parlamentos federal e estadual também colaboraram com o diálogo. “A reunião serviu para ouvir as demandas de diversos municípios, representados por entidades que atendem as pessoas com deficiência. Na oportunidade, discutimos e debatemos políticas públicas desenvolvidas em todo o Estado voltadas para esse segmento da população”, pontuou o secretário da Seid, Mauro Eduardo.

Helena Lima, presidente do Conede-PI,  explicou que antes da data de criação da Seid e do Conselho, não existia nenhum órgão específico para atender as pessoas com deficiência no Estado. “Essa data é histórica, pois, a partir daí, tivemos muitos avanços nas políticas públicas voltadas para esse segmento. Hoje estamos em uma situação bem diferente no Estado, com avanços na área da inclusão e da acessibilidade”, declarou.

Nesta terça-feira (9), a programação tem prosseguimento com reunião virtual do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CONEDE-PI), em comemoração ao Dia Estadual da Pessoa com Deficiência.

fonte www.mppi.mp.br

Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí MP-PI