terça-feira, 16 de junho de 2020

SENASP: medidas preventivas para minimizar o risco de contaminação pela COVID-19


Com o objetivo de melhor informar os profissionais de segurança pública para prevenção de contágio do Novo Coronavírus (Covid-19), a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) desenvolveu um curso em plataforma de EaD, que visa exclusivamente à salvaguarda dos profissionais integrantes do Sistema Único de Segurança Pública (SUSP), os quais se encontram ininterrupta e permanentemente na linha de frente. Com isso, os profissionais da Polícia Militar do Piauí deverão seguir as recomendações publicadas pela SENASP durante o policiamento ostensivo, observando o que é recomendando na apostila.


O material tem revisão pedagógica da major Vânia Cecília de Andrade e com colaboração do médico Major Alexandre Magno, ambos do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), além de outros profissionais.

O curso, intitulado “Medidas Preventivas dos Profissionais de Segurança Pública para Minimizar os Riscos de Contaminação pelo Ccovid-19”, possui uma carga horária de 2 horas /aulas e foi elaborado utilizando como fonte, guias e protocolos internacionais adotados pela Interpol – Organização Internacional de Polícia Criminal – OICP, criados exatamente para fazer frente a pandemias como o covid-19, nos países que a integram.

Dentre outras orientações, o material enumera os protocolos a serem respeitados pelos agentes de segurança pública durante o serviço, desde os cuidados com higiene própria e da viatura até os procedimentos durante o atendimento de ocorrência. De acordo com o texto, contatos físicos desnecessários devem ser evitados, ao tempo em que se deve investir na gestão do conflito por meio de negociações verbais, para manter a distância mínima de segurança de dois metros.

OBSERVAÇÃO: Sempre que possível, os Policiais Civis e Militares e Guardas Municipais devem evitar atender ocorrências sabidamente que envolvam suspeitos de COVID-19 se não possuírem a paramentação adequada, pedindo apoio dos Corpos de Bombeiros Militares ou de outros órgãos como o SAMU.

fonte http://www.pm.pi.gov.br