A Polícia Militar do Piauí continua intensificando ações de combate à criminalidade e à Covid-19 por meio de operações no Estado.
Na Capital, os Batalhões e Companhias com apoio da Coordenação Geral de Operações (CGO), procederam com a Operação Bloqueios e com a 5ª edição da Operação Candeeiro. Foram realizados bloqueios, com blitz e averiguações, visando garantir a segurança da população, realizando abordagens a veículos e pedestres, com o objetivo de apreender armas, drogas e veículos com restrição de roubo ou furto nas rodovias PI-113, PI 112, Socopo, também ocorreu na área do 21º BPM, localizado em Altos-PI. Durante a Operação Candeeiro, mais de 400 pessoas foram abordadas, além de 320 veículos, nas áreas do 5º, 8º, 13º, 16º Batalhões, contando, ainda, com o Policiamento Ostensivo Geral e Especializado, objetivando realizar apreensões, inibir delitos, intervir nas situações de perturbação do sossego alheio, aglomeração de pessoas e orientar a população quanto ao uso de máscaras devido à COVID-19.
Além disso, ocorreram as ações de Saturação no região do Centro pela Secretaria de Segurança Pública com o 1º BPM, sendo que este também atuou com a Operação Agosto Seguro por meio de rondas ostensivas e abordagens a pessoas e veículos nas principais praças e avenidas da área do batalhão. Da mesma forma, a CODAM esteve presente com ações na área central. Igualmente, na zona sudeste, equipes do 8º Batalhão realizaram as Operações Saturação e Start na Vila Firmino Filho, Parque Poty, Pedro Balzi, Recanto dos Pássaros, Deus Quer e Taboca do Pau Ferrado, entre outras localidades. Na região do Dirceu, a Cavalaria esteve realizando policiamento montado e a CIPTRAN procedeu com blitz na Avenida Maranhão.
Devido a essa ter sido a primeira semana de reabertura de bares e restaurantes, o 15° BPM intensificou as abordagens a pessoas e veículos na cidade de Campo Maior durante a sexta-feira, sábado e domingo, com operações planejadas, resultando na lavratura de 05 TCOs e 03 veículos removidos, sem registro de nenhuma ocorrência considerada grave.
Ocorreu a Operação Médio Parnaíba Seguro, que teve por finalidade reforçar o policiamento ordinário do 18º BPM, especificamente nas cidades Água Branca, São Pedro e São Gonçalo do Piauí. Dessa forma, promovendo maior impulso nas ações desenvolvidas para coibir e estabilizar as ocorrências, proporcionando a sensação de segurança ás comunidades, essa atividade ocorreu em conjunto entre as equipes do CGO, CPM II, CPCE, BPA e 18º BPM e resultou em abordagens a pessoas e veículos, apreensão de pássaros em cativeiros e feitas averiguações de denúncias de populares em determinados locais. Na cidade de Luzilândia-PI, a 3ª Companhia do 12º Batalhão realizou rondas nos bairros e no centro do município, e nas saídas das cidades de Joaquim Pires, Joca Marques e na ponte, divisa Piauí e Maranhão.
No litoral, policiais militares do 2º Batalhão, em Parnaíba-PI, deram continuidade à Operação Sossego, atendendo algumas ocorrências de som, principalmente em residências, outras em via pública, resultando na autuação de 02 TCOs por perturbação de sossego, apreensão de objetos sonoros e remoção de um carro com o som. E a Companhia Independente de Policiamento Turístico (CIPTUR), dando cumprimento ao decreto estadual, na retomada gradativa das atividades econômicas e com objetivo de evitar aglomerações, reforçou policiamento nas praias de Luís Correia, Coqueiro, Macapá, Maramar, Cajueiro da Praia e Barra Grande.
Consoante a isso, conforme as medidas preventivas em relação ao coronavírus, em Castelo do Piauí, equipes policiais da 4ª CIA/ 15º BPM com a vigilância sanitária continuam realizando fiscalização e orientação na barreira sanitária na cidade, também foram realizadas deslocamento para as localidades Buriti do Sobrado, Santo Antônio da Estação, Resfriado, Bom Jardim e São Pedro. Em São Miguel do Tapuio e na rodovia PI-115, os policiais militares também estão prestando apoio e realizando orientações, e também verificando atitudes suspeitas de indivíduos.
A 2ª CIA/19º BPM e GPMs seguem com policiamento preventivo e comunitário com objetivo de instruir a população sobre os cuidados para combater a Covid-19 nas cidades de Colônia do Gurgueia, Eliseu Martins, Alvorada do Gurgueia e Manoel Emídio. Nos postos fiscais Retiro e Jacarandá, o BPRE e CIPTRAN estão abordando e orientando condutores de veículos e passageiros de ônibus e vans. Além dos cuidados em instruir a população, a Polícia Militar também adota precauções com o efetivo, por isso a Companhia Independente de Policiamento Escolar passou por processo de higiene e sanitização, igualmente feito nas viaturas da Unidade.
A PMPI continua diuturnamente procedendo com policiamento ostensivo e preventivo, visando manutenção da segurança pública, por meio do policiamento ordinário e operações, de acordo com atual momento, também com a preservação da saúde pública.
fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: PMs/Unidades
DCOM