Ele Lfoi transferido ainda na tarde de ontem para o sistema prisional do Estado, na Penitenticiária Irmão Guido
O jornalista Tony Trindade foi transferido para Penitenciária Irmão Guido, em Teresina (PI). O jornalista foi preso ontem (18) durante a Operação Acesso Negado, deflagrada pela Polícia Federal, com mais uma fase da operação Delivery que investiga desvio de recursos federais do Fundeb pela Prefeitura de União (PI).
Segundo a PF, o jornalista, que é assessor da Prefeitura de União (PI), é acusado de atrapalhar as investigações do caso e ainda coagir testemunhas, além de acessar indevidamente a investigação policial.
Sindicato se manifesta contra prisão do jornalista Tony Trindade
Nota Pública: O Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí (Sindjor-PI) estranha e lamenta a prisão do apresentador Tony Trindade, da TV Band Piauí, na manhã desta terça-feira, 18 de agosto, sem que lhe tenha sido dado o direito de se defender das acusações feitas contra ele.
O Sindjor-PI reitera a sua posição contra toda e qualquer tentativa de cerceamento à liberdade de expressão e de imprensa e a todo tipo de ameaça impostas aos profissionais jornalistas no pleno exercício da profissão.
A Constituição Brasileira garante ao profissional de imprensa a liberdade no exercício do jornalismo, preceito magno que vem sendo desrespeitado e atropelado cotidianamente por autoridades públicas, tanto da segurança pública quanto do Judiciário e Executivo. Com isso, impõe ao trabalho do profissional de imprensa um quadro de clara intimidação.
Diante dos fatos, esta entidade sindical reclama que seja assegurado ao apresentador Tony Trindade o direito constitucional ao contraditório e cobra transparência na tramitação do processo, quanto às investigações.
Teresina, 18 de agosto de 2020 - Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Estado do Piauí