quarta-feira, 28 de outubro de 2020

Reunião via videoconferência sobre a Operação Lei Seca e demais ações policiais


 

Na manhã desta quarta-feira (28), foi realizada reunião via videoconferência com os integrantes dos grandes comandos da Polícia Militar do Piauí para tratar do planejamento e de como ocorrerá a execução das operações durante os dias 29 de outubro a 02 de novembro do corrente ano. 


Inicialmente, o Ten Cel Edson comentou sobre os prazos para cadastramento de férias dos policiais militares no SICAD, bem como da importância da alimentação dos dados referentes a cada batalhão. Além disso, foi abordado sobre a utilização do Sistema Eletrônico de Informação. 

Em seguida, o Subcomandante Geral, Cel Sousa Filho destacou que se deve observar a portaria de instrução do SYSPM e comunicou que a instrução já foi repassada e é preciso que os demais comandantes façam cumprir os ensinamentos passados para que todos tenham acesso as informações das ocorrências no sistema. Além disso, orientou que todos os dados da produção da PMPI geridos no período de quinta a segunda-feira sejam inseridos e registrados e fez a leitura do Decreto Estadual sobre a Lei Seca visando sanar as dúvidas existentes ainda sobre as incumbências da Polícia Militar e quais sobre as medidas que devem ser adotadas.  



O Coordenador Geral de Operações, Coronel Rodrigues falou sobre o início das operações que ocorrerá amanhã, dia 29 de outubro e que seguirá até a meia noite de segunda-feira (02). E também destacou que as demais operações como, Candeeiro, Bloqueio, Silêncio e Paz irão se somar a Operação Lei Seca, bem como as operações que são realizadas por cada OPM do Interior do Estado, para que ao final, o balanço do feriado obtenha dados positivos. E ainda recomendou que as ferramentas disponíveis sejam utilizadas, no caso, o etilometro, para verificação da ingestão de bebida alcoólica. 



O Comandante do Policiamento Metropolitano I, TC Lucena, recomendou ainda que seja feito o planejamento para que seja mantido o policiamento nas imediações dos cemitérios no feriado de finados. O Ten Cel Júnior, Comandante do Policiamento dos Cerrados reafirmou que sejam encaminhados os relatórios de acordo com as datas já programadas. E o Ten Cel Erisvaldo, pertencente ao CPLMN, aproveitou a oportunidade para agradecer a aquisição de uma viatura e de um fuzil que serão utilizados e servirão de apoio para os batalhões de área. 


E o Coronel Lindomar Castilho, Comandante Geral da PMPI, iniciou sua fala agradecendo o empenho do final de semana passado, e desejou que nos próximos dias sejam reforçadas as ações. Comentou também sobre a necessidade de recebimento das relações dos policiais que irão viajar durante as eleições, bem como a relação dos que estarão escalados nas planejadas para que posteriormente sejam encaminhadas para a Diretoria de Administração e Finanças para adotar as medidas cabíveis referente as diárias e planejadas. E ao final, ele reforçou as orientações que devem ser executadas durante o feriado prolongado e orientou que as informações sejam repassadas as guarnições pessoalmente ou por telefone para que a missão seja cumprida com êxito e assim obtenham bons resultados e que os policiais militares que estarão atuando nas ruas estejam preparados e munidos de informações. “Atenção, coragem, profissionalismo e discernimento”, completou o Cel Lindomar Castilho.  


fonte www.pm.pi.gov.br
Postagem: SAV Ingrid Rodrigues
DCOM