Nesta sexta-feira (16), ocorreu a aula inaugural do II Curso de Operações Especiais da Polícia Militar do Piauí – COESP 2021, no auditório do Quartel do Comando Geral.
O Curso de Operações Especiais tem como objetivo atuação dos policiais militares em intervenções especializadas na gestão de ocorrências de alto e altíssimo risco, além disso, contribuirá para aumento do efetivo especializado do Batalhão de Operações Especiais (BOPE), para emprego em ocorrências mais complexas. Neste II COESP foram selecionados 31 policiais, sendo 19 da PMPI e 12 de outras nove coirmãs (Acre, Amazonas, Ceará, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte e Santa Cataria). De acordo com o Coordenador, Capitão Francílio, o curso terá a carga horária de 1.100h/a e ocorrerá em quatro fases, ele ressaltou que estão seguindo os protocolos de saúde e que foram realizados os testes para Covid-19; e durante o curso terá acompanhamento médico, assim como serão feitas testagens de forma periódica.
O Comandante Geral da PMPI, Coronel Lindomar Castilho, declarou aberta a aula inaugural. Em seguida, com a palavra o Coronel Rubens, Secretário de Segurança Pública do Estado do Piauí, cumprimentou a todos os alunos do curso e deu boas-vindas aos que vieram de outros estados e desejou para que todos sejam fortes e bravos; destacou a importância dos grupos especializados para ocorrências de alto risco, que necessitam de maior qualificação técnica, sendo necessária uma formação mais especializada.
Posteriormente, o Coronel Sousa Filho, Subcomandante Geral da PMPI, proferiu a palestra e fez uma abordagem histórica, desde o surgimento da Companhia de Operações Especiais da PMPI, implantado em 1991 até o desenvolvimento para Batalhão de Operações Especiais. Explanou também sobre a formação do caveira, desejou que todos consigam concluir o curso e enfatizou que a sociedade que ganha com profissionais qualificados tanto técnico quanto taticamente e aptos para qualquer missão.
Também estiveram presentes na solenidade, o Cel Rômulo Gonçalves, representando o comandante do 2º BEC; o TC Borges, comandante do 25º BC; o Deputado Federal Capitão Fábio Abreu; o Chefe do Gabinete Militar, Cel Castelo; o Diretor do CEP, Cel Sá Júnior; o Cel Leonardo, Assistente Militar do Comando Geral; o Cel Felipe, Diretor da DAF; o TC Meneses, Comandante do CPM I; o TC Galvão, Diretor de Inteligência; o Cel Kleber, representando o Corpo de Bombeiros; o Delegado Cadena Júnior, Subsecretário de Segurança Pública; o TC Cléber Mesquita da Secretaria de Segurança do Ceará; o Maj Onildo da Secretaria de Segurança do Maranhão, e demais oficiais e praças.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Jardenya Bezerra