Nesta quarta-feira (26), foi iniciado o Workshop de palestras do Centro de Educação Profissional da PMPI, no qual os alunos do Curso de Habilitação a Oficial da Polícia Militar do Piauí, CHO 2020, assistiram às palestras sobre atividades desempenhadas pela Instituição, no auditório do Quartel do Comando-Geral da PMPI.
O Comandante-Geral, Coronel Lindomar Castilho, fez a abertura parabenizando os alunos e falou de forma breve sobre as responsabilidades da Polícia Militar. Em seguida, dando início as palestras a Tenente-Coronel Elza, Diretora de Comunicação Social da PMPI, falou sobre as atribuições da Diretoria, e das normas legais que a regem, assim como expôs a Portaria nº 171/2020-GCG/PMPI, de 11 de maio de 2020, que estabelece normas de conduta dos policiais militares nas situações de entrevistas, informações à imprensa e mídias, assim como na adoção de procedimentos e gerenciamento em mídias sociais. A partir disso, a Diretora da DCOM respondeu aos questionamentos e repassou orientações para os policiais militares quanto as suas ações e contribuição direta na construção e preservação da imagem Institucional.
Posteriormente, o Coronel Rodrigues, Coordenador Geral de Operações, abordou sobre a CGO e as funções desempenhadas pela Coordenadoria, que é responsável por sistematizar o policiamento das operações. Por fim, o Tenente-Coronel Edson, Subdiretor da Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), apresentou o Sistema Integrado de Controle Administrativo da Polícia Militar do Piauí (SICAD), sistema de âmbito interno e informatizado, que contribui para gerenciamento de informações dos policiais militares, bem como de outros dados que abrangem a PMPI.
Também estiveram presentes compondo a mesa de honra o Coronel Sá Júnior, Diretor do Centro de Educação Profissional (CEP), o Subdiretor Tenente-Coronel Mota, juntamente com os Coordenadores do CEP os Tenentes-Coronéis John, Ronald e Marcos Vinicius.
A PMPI tem na formação dos seus policiais um instrumento político, cultural e científico de construção coletiva orientando as ações do curso que têm como proposta básica habilitar o subtenente ao ingressar no quadro de oficiais da corporação e ascender profissionalmente ao primeiro posto do oficialato da policial militar, 2º tenente PM do quadro QEOPM. O curso habilitação a oficial PM, busca atender às exigências de melhor capacitação, qualificação e habilitação dos profissionais (subtenentes) que atuam como agentes de segurança pública, visando contribuir com o atendimento das necessidades da sociedade emergente.
Postagem: SAV Alveralicy
Fotos: Sgt F. Carvalho
fonte www.pm.pi.gov.br