O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar (NUPEVID), realizou, na manhã desta sexta-feira (10), a última edição de 2021 do projeto Papo na Obra, que visa levar conversas sobre violência de gênero a homens que trabalham na construção civil. O encontro aconteceu em alusão ao Dia Internacional dos Direitos Humanos.

A coordenadora do NUPEVID, promotora de Justiça Amparo Paz, conversou com cerca de 50 trabalhadores sobre temas como Lei Maria da Penha, medidas de proteção para mulheres e formas de denunciar casos de violência doméstica.

Os homens participaram ativamente da conversa, expondo situações vivenciadas com vizinhos e conhecidos e tirando dúvidas sobre a atuação da justiça nos casos de violência contra a mulher. “É importante trazer a discussão sobre violência de gênero para ambientes como esse, pois, além de estimular o diálogo, levamos informações que não teríamos chance de passar a esse público fora do seu ambiente de trabalho”, frisa a promotora Amparo Paz.

O projeto Papo na Obra é realizado em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil (SITRICON), que viabiliza os encontros com os trabalhadores em canteiros de obras de Teresina. “Esse é um projeto eficaz na conscientização dos homens e na diminuição de casos de violência contra a mulher, por isso, seguiremos apoiando esses encontros em 2022”, comenta o secretário geral do SITRICOM, Evilásio Lopes.