sexta-feira, 18 de novembro de 2022

Poder Judiciário celebra 131 anos e presidente do TJPI destaca avanços obtidos

 O Judiciário piauiense celebrou nesta sexta-feira (18) seus 131 anos de instalação. A solenidade aconteceu no Palácio da Justiça e reuniu autoridades dos três poderes, muitas delas, agraciadas com o Colar do Mérito do Judiciário.

Além das homenagens, o presidente do Tribunal de Justiça do Piauí, desembargador José Ribamar Oliveira, apresentou um resumo dos avanços alcançados, como em relação ao aprimoramento da gestão administrativa.

“Temos obtido excelentes resultados, como o 1º lugar no Ranking de Transparência entre os tribunais estaduais, o avanço em produtividade de servidores e servidoras, magistrados e magistradas, o que mostra que estamos trabalhando mais e melhor. Temos aumentado o número de processos baixados e reduzido o tempo de tramitação. Todos os nossos resultados significam uma melhor prestação jurisdicional para a sociedade. Hoje, portanto, estamos felizes pelas homenagens que prestamos e pelo sentimento de êxito quanto aos trabalhos do Judiciário”, avaliou o presidente.

Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) e do Conselho de Presidentes dos Tribunais de Justiça do Brasil, o desembargador José Laurindo de Souza Netto, um dos homenageados, agradeceu ao acolhimento que teve no Piauí e evidenciou a importância da honraria recebida. “É uma alegria poder festejar os 131 anos deste Tribunal que tanto tem colaborado com o Judiciário brasileiro. É motivo de grande honra e de grande orgulho”, afirmou.

Ele reforçou, ainda, a relevância do Poder Judiciário como guardião da liberdade brasileira e defensor das pessoas mais necessitadas.

A deputada federal Margarete Coêlho falou em nome dos homenageados e fez um discurso enfatizando a igualdade, a busca por direitos, pela democracia e justiça distributiva.

“Honra, alegria e gratidão são os sentimentos que tenho ao poder compartilhar esta comenda com os demais homenageados. O Judiciário sempre foi guardião das liberdades das pessoas e da democracia e se revela fundamental neste momento em que tem sido bem difícil para as mulheres, sobretudo as que buscam um lugar de destaque. Mas estamos passando por novos tempos, com mais liberdades, e a Constituição Federal tem essa missão. Hoje, portanto, aproveito para reforçar o debate sobre estes temas, como também sobre justiça colaborativa, para que todos possam ter acesso à justiça, indistintamente. Não há justiça sem democracia”, assinalou a parlamentar.

CONFIRA O ALGUM DE FOTOS DA SOLENIDADE 

AUTORIDADES HOMENAGEADAS
Carlos Eduardo Contar – Desembargador do Tribunal de Justiça do Mato Grosso do Sul – Grão Mestre
José Laurindo de Souza Netto – Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Paraná Grão Mestre
Álvaro Kálix Ferro – Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia – Grão Mestre
Edson Ulisses de Melo – Desembargador Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Sergipe- Grão Mestre
Margarete de Castro Coelho – Deputada Federal- Grão Mestre
Gildásio Guedes Fernandes – Reitor da Universidade Federal do Estado do Piauí- Grão Mestre
José Pessoa Leal – Prefeito de Teresina- Grão Mestre
Eduardo Henrique Rosas – Juiz Auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça do DF GRANDE OFICIAL
Rodrigo Roppi de Oliveira – Promotor de Justiça do Piauí – Subprocurador Geral de Justiça GRANDE OFICIAL
João Malato Neto – Promotor de Justiça do PiauíSubprocurador Geral de Justiça Jurídico GRANDE OFICIAL
Maria Regina Sousa – Governadora do Estado do Piauí – Grão Mestre
Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante – Presidente do Fecomércio-PI Grão Mestre

fonte www.tjpi.jus.br