Nesta segunda-feira (30), o Ministério Público do Piauí, por meio da 29ª Promotoria de Justiça de Teresina, especializada na defesa da saúde pública, realizou uma visita técnica para verificar condições de estrutura e funcionamento no Hospital Dr. Ozéas Sampaio, no bairro Matadouro, em Teresina. A atividade foi realizada pelo promotor de Justiça Eny Pontes.
A realização dessa visita é decorrente de inquérito civil público, instaurado ainda em 2014, que objetiva melhorias para o hospital. Na ocasião da inspeção, foi identificada uma grande reforma no hospital, fruto de ações da promotoria. O local conta com ambiente apto para o recebimento de pacientes, com salas reformadas e equipamentos necessários aos procedimentos.
Durante a visita, foi possível constatar que a gestão do hospital tem tomado medidas para não haver o desabastecimento de insumos, problema recorrente na capital. Na farmácia, o promotor verificou a presença de insumos básicos e medicamentos essenciais necessários aos procedimentos. Segundo a diretora-geral do hospital, Alzira de Pádua Costa, desde o início da falta de abastecimento dos insumos nas instituições de saúde, o problema não atingiu a unidade.
Ainda na visita, foram inspecionados o almoxarifado, o qual se encontrava também abastecido; a cozinha, em boas condições de higienização e estrutura; e as salas de repouso e internação, todas em estado adequado.
Ao final da atividade, o promotor de Justiça Eny Pontes requisitou o encaminhamento de documentos à direção do hospital.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI