A coordenadora do Núcleo de Promotorias de Justiça de Defesa da Mulher Vítima de Violência Doméstica e Familiar do Ministério Público do Estado do Piauí (Nupevid/MPPI), promotora de Justiça Amparo Paz, participou de capacitação promovida pela Secretaria da Mulher de São Raimundo Nonato na última quinta-feira (24), na Câmara Municipal.
O evento reuniu membros da comunidade e especialistas para explorar estratégias e ações que visam à segurança das mulheres, marcando um importante passo na contínua luta contra a violência doméstica e familiar.
“Foi um encontro muito produtivo. Pude apresentar muitos pontos sobre a Lei Maria da Penha, que buscamos trabalhar no cotidiano. Conhecer melhor essa lei pode promover mais segurança para as mulheres e meninas do nosso estado. Aproveito para parabenizar a gestão municipal, que vem dando muita atenção a essa temática. Que essas ações desenvolvidas em São Raimundo Nonato também sirvam de inspiração para outros municípios”, relatou Amparo Paz.
A capacitação, centrada na Lei Maria da Penha, teve participação ampla, com compartilhamento de ideias e debates sobre medidas concretas para fortalecer o enfrentamento à violência que afeta muitas mulheres.
“Procurei enfatizar sobre pontos chaves dessa lei, como as medidas protetivas e as implicações do seu descumprimento. Abordei também a rede de atendimento e enfrentamento à violência contra a mulher, com dicas para a identificação célere dos crimes mais comuns enquadrados na Lei Maria da Penha. Ou seja, foi uma maratona para combater a violência doméstica”, complementa a promotora de Justiça.
A capacitação marcou um avanço significativo na conscientização e no desenvolvimento de estratégias concretas para combater a violência doméstica para São Raimundo Nonato. A Secretaria da Mulher expressou seu compromisso em criar um ambiente seguro e igualitário para mulheres, reforçando a importância de iniciativas colaborativas na busca por um futuro livre da violência de gênero.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI