APolícia Civil do Piauí deflagrou na manhã desta terça-feira (27/02) a operação “Rota Caipira”, cumprindo 18 mandados de busca, apreensão em domicílio e prisões temporárias. A operação acontece simultaneamente no Piauí, em São Paulo e no Mato
Grosso do Sul.
No Piauí foram cumpridos 6 mandados em Campo Maior, 1 em Coivaras, 1 em Altos, 2 em Teresina, e 1 na cidade de Piripiri. Em são Paulo foram 2 em Carapicuíba e 1 em Osasco. E 3 na cidade de Corumbá-MS.
Segundo a polícia, os mandados fazem parte de um inquérito policial aberto após a prisão do traficante piauiense Laércio Batista Pereira (foto abaixo), ocorrida no interior do estado de São Paulo, em outubro do ano passado.
Laércio é natural de Campo Maior e, além de ser considerado um dos líderes de tráfico, integrar uma facção de São Paulo, também responde por vários homicídios cometidos dentro e fora dos presídios. Ele também tem um histórico de fuga dos presídios do Piauí.
TRÁFICO DE DROGAS E LAVAGEM DE DINHEIRO
As investigações apuram crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha. A operação prendeu líderes do esquema, operadores financeiros, dinheiro e bens obtidos com os crimes, além de documentos.
Em Campo Maior a operação foi comanda pelos delegados Anchieta Nery e Charles Pessoas, com dezenas de policiais.
Segundo apurou o Em Foco, um dos presos em Campo Maior seria uma mulher identificada por Alana (ou Alane). Outros presos seriam Weslley, Wellington e Denis. A Polícia Civil, no entanto, não confirmou nenhum nome, porque, segundo o delegado Charles Pessoa, ouvido pelo Em Foco, a operação ainda está em andamento nos três estados. Segundo fontes policiais, nenhum dos detidos ainda foi, se quer, ouvidos.
O ESQUEMA
Segundo as investigações, após a prisão de Laércio Batista foi identificado como a organização criminosa entrava e circulava drogas pelo país, na “rota caipira”. A droga entrava no país vindo da Bolívia e era distribuída para o sudeste, onde passava por uma logística de distribuição e chegava ao Nordeste.
FOTOS DA OPERAÇÃO EM CAMPO MAIOR
No estado de São Paulo além do cumprimento de mandados de prisão foram apreendidos também na operação, bens materiais como moto e carro.
FOTOS ABAIXO