quarta-feira, 20 de março de 2024

Alunos denunciam péssimas condições de ônibus e atraso no início das aulas na UFPI em Bom Jesus

 Estudantes da Universidade Federal do Piauí (UFPI), Campus de Bom Jesus, denunciaram ao Portal  a grave situação em que se encontram devido à falta de ônibus para transporte e as condições precárias de alguns veículos. O campus, localizado a cerca de 2km da cidade, depende do transporte disponibilizado pela instituição para que os alunos possam chegar às aulas.

Um estudante, que preferiu não se identificar, explicou: "Esse ônibus é o único meio que a universidade nos oferece para ir e voltar, já que o campus fica a uma média de 2km da cidade".

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Diante dessa situação, a Associação Atlética Acadêmica de Engenharia Agronômica do Campus Professora Cinobelina Elvas emitiu uma nota de repúdio nesta terça-feira (19). Os alunos relatam que a falta de ônibus tem ocasionado atrasos no calendário acadêmico, sendo que as aulas, previstas para iniciar em 15/03, foram adiadas para 01/04, com possibilidade de prorrogação.

A nota destaca: "Viemos expressar nosso descontentamento com um problema que está afetando toda a comunidade acadêmica e nos prejudicando: a falta de ônibus em nosso campus. Atualmente, o Campus Cinobelina Elvas é o único da UFPI sem suas aulas iniciadas, enquanto todos os demais campi da instituição retornaram suas atividades desde 15/03/24".

Os estudantes solicitam celeridade na entrega dos ônibus, já que dependem exclusivamente do transporte da universidade, uma vez que não há transporte coletivo na cidade de Bom Jesus do Piauí. Além disso, pedem uma maior atenção da reitoria às demandas, que, segundo eles, têm sido esquecidas devido à localização do campus no sul do estado.

Em resposta à denúncia, o Campus Professora Cinobelina Elvas informou, também por meio de nota, que houve problemas com a empresa vencedora da licitação para os ônibus. A instituição comunicou que, devido ao descumprimento dos contratos de locação, será necessário realizar uma readequação interna para atender à logística de transporte.

Dessa forma, as atividades acadêmicas do período 2024.1 para os cursos de Ciências Biológicas, Engenharia Florestal, Engenharia Agronômica, Medicina Veterinária e Zootecnia terão início em 01 de abril. Já as aulas para o curso de Licenciatura em Educação do Campo serão mantidas para 18 de março.

A nota ressalta que: Comunicamos ainda que estamos com um pregão emergencial para suprir essa demanda e no dia primeiro as aulas serão iniciadas com o transporte da UFPI, com um ônibus de Teresina que deve chegar nessa semana e ainda serão colocadas as duas vans do campus e ônibus do campus para dar esse suporte.

 

fonte www.portalr10.com