O PROCON Itinerante e a Ouvidoria do Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) levaram sua IV Jornada aos municípios de Landri Sales, Marcos Parente, Jerumenha, entre 8 e 12 de abril. Nesse período, foram registradas 61 reclamações no PROCON e protocolados 42 atendimentos pela Ouvidoria, entre pedidos de informações e demandas diversas, que foram encaminhadas aos órgãos de execução responsáveis.
As ações tiveram início no município de Landri Sales, nos dias 8 e 9, com a realização da palestra “Canais de Resolução de Conflitos” para 110 estudantes do ensino médio do CETI Dr. José Pinheiro Machado, e “Fraudes nos Empréstimos Consignados” no Centro de Convivência com Idosos. Além disso, foram prestados atendimentos na Praça 3 de Maio.
As pessoas idosas de Marcos Parente também receberam palestra, no dia 10, no seu Centro de Convivência com Idosos, e os atendimentos aconteceram na Praça Pedrosa de Luna, no centro da cidade. Quem também esteve presente, acompanhando a ação da Ouvidoria junto ao PROCON Itinerante, foi o promotor de Justiça de Marcos Parente, Jaime Rodrigues Alencar.
Já o município de Jerumenha, conforme a servidora Sheyla Albuquerque, responsável pelo PROCON Itinerante, foi agraciado com um evento diferente. Ela conta que cerca de 60 alunos da educação básica foram convidados a conhecer o ônibus do Programa Itinerante e vivenciar um pouco da realidade do universo consumerista no dia 12. O Procon e a Ouvidoria Itinerantes também realizaram atendimentos na Praça Santo Antônio, em Jerumenha.
“A Escola Estadual de Defesa do Consumidor elaborou um folder de forma bem simplificada e lúdica para ensinar ao consumidor mirim como conhecer a figura do consumidor, fornecedor, produto e serviço, e também focou o consumo consciente, comprar quando precisa e quando pode. As crianças interagiram e se mostraram bastante curiosas com o tema”, explicou a Sheyla Albuquerque.
A servidora ainda frisou que, nos três municípios, houve grande volume de reclamações contra cobrança indevida nas contas dos aposentados, consumidores que estão recebendo somente 50% do salário devido à inclusão de seguros, limite de crédito bem como empréstimos no próprio banco, além dos empréstimos já descontados pelo INSS. O PROCON registrou as reclamações e solicitou providências ao banco reclamado.
O balanço das ações dessa edição da Ouvidoria Itinerante registrou 25 atendimentos no município de Landri Sales, 13 no município de Marcos Parente e quatro no município de Jerumenha, além de prestação de informações, esclarecimentos de dúvidas sobre o funcionamento o Ministério Público e encaminhamentos para órgãos como Procon Itinerante, Promotoria de Justiça de Marcos Parente e Jerumenha.
fonte www.mppi.mp.br
Coordenadoria de Comunicação Social
Ministério Público do Estado do Piauí - MPPI