quinta-feira, 6 de junho de 2024

Justiça Restaurativa: capacitação celebra novas facilitadoras na Comarca de Parnaíba

 Nesta semana, o Núcleo de Justiça Restaurativa da Comarca de Parnaíba realizou a formação de novas (nove) facilitadoras, durante o encerramento do curso Formação de Facilitador em Justiça Restaurativa – Círculos de Construção de Paz. A capacitação teve início em janeiro de 2024, e foi instruída pelo juiz e coordenador do Núcleo, Georges Cobiniano Sousa de Melo, e a servidora da Comarca de Parnaíba, Williane Carvalho Cardoso.

 

Segundo o magistrado, a capacitação possibilitará o fortalecimento das ações da Justiça Restaurativa na Comarca de Parnaíba. “O curso e a formação de novos facilitadores que promovemos aqui em Parnaíba é de extrema relevância à Comarca, pois fortalece a Justiça Restaurativa local, uma vez que, para além desse método consensual de resolução de conflitos, esses novos facilitadores serão disseminadores da Cultura da Paz e poderão continuar as ações já desempenhados na Comarca”, afirma o juiz Georges Cobiniano.

De acordo com a servidora Williane Cardoso, com o novo quadro de facilitadoras, projetos como a Justiça Restaurativa nas Escolas, já desempenhados na Comarca, poderão almejar novos caminhos e espaços.

“Cinco das novas facilitadoras capacitadas são formadas em Educação pela Gerência Regional de Educação local, ou seja, teremos uma equipe ainda mais habilitada para a realização de trabalhos em instituições escolares, podendo desempenhar as ações que realizamos no projeto Justiça Restaurativa nas Escolas de maneira mais primorosa. Este é um grande passo à Comarca de Parnaíba, uma formação grandiosa ao fortalecimento da Justiça Restaurativa na cidade e na região”, celebra Williane Carvalho Cardoso.


fonte www.tjpi.jus.br